AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Grande Rota do Bussaco já conduz caminhantes até à Mata Nacional

Roteiro

Está criada - e totalmente sinalizada – a Grande Rota do Bussaco, um percurso linear, com um total de 56 quilómetros, cujo epicentro é a Mata Nacional do Bussaco e que liga aos três concelhos limítrofes da Mata: Mealhada, Mortágua e Penacova. A rota está inserida num projeto dinamizado pela CIM-Região de Coimbra que procura a valorização do património natural.

Quem pretenda iniciar a Grande Rota do Bussaco na Mealhada já o pode fazer a partir do Parque da Cidade, onde está colocada a placa indicativa do quilómetro zero do percurso GR49. A partir da Mealhada, até ao Convento de Santa Cruz do Bussaco, são 11,56 quilómetros de diferentes paisagens: os vinhedos da Bairrada a remeterem para as caves e adegas onde se produzem os vinhos tintos, brancos e espumantes - e estes para a iguaria gastronómica local mais típica – o leitão assado da Bairrada, - ou a vila de Luso, conhecida pela sua estância termal e pelo consumo de água mineral.

Chegados ao núcleo central da Mata, por entre uma enorme riqueza natural – com diversas espécies raras -, aos olhos do visitante, revela-se o Palace Hotel do Bussaco (edifício do séc. XIX, de estilo neomanuelino), com o seu “Jardim Novo”, a Via Sacra, única no mundo, à escala de Jerusalém, com uma extensão de 3 km e composta por 20 passos (Prisão e Paixão de Cristo), o convento de Santa Cruz, o Museu Militar, o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco e os miradouros, com destaque para a Cruz Alta (550m).

Este epicentro liga também às duas outras rotas - Mortágua/ Bussaco, com 21 quilómetros, e Penacova/ Bussaco, com 23 quilómetros, tirando partido da qualidade e exuberância da biodiversidade da Mata Nacional do Bussaco e revelando as aldeias e as suas histórias, nomeadamente as relativas às invasões napoleónicas e ao papel dos povos e da Mata na derrota das pretensões francesas.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.