Este fim de semana, todos os caminhos vão dar à Bairrada

 

 

 

A Bairrada dos dias de hoje é uma região dinâmica e unida na promoção dos vinhos, da gastronomia e do território. Os próximos dias 14 e 15 de setembro são prova viva disso mesmo. Comece-se por sábado, às 10h00, no Edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede, onde vai ser oficialmente apresentada a (nova) Marca Bairrada, uma identidade que se diferencia por ser aglutinadora e transversal ao território e ao que ele nos dá, como oferta de turismo, lazer e produtos. Às 15h00 é tempo de se abrirem as portas do Pavilhão de Desportos de Anadia para a primeira edição do “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear”.

 

O “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear” é a maior mostra de espumantes, vinhos e sabores da região. Vai ter lugar no sábado e domingo, das 15h00 às 21h00, no Pavilhão de Desportos de Anadia, em Montouro. A entrada do evento é livre, mas quem quiser provar os cerca de 300 néctares dos 32 produtores presentes terá que adquirir o copo oficial da Bairrada – já a “envergar” a nova identidade da região –, que tem um custo de três euros. No que toca aos sabores, são doze os expositores.

 

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) desafiou os produtores da região demarcada a pôr à prova os seus néctares, desde grandes referências aos seus mais recentes rótulos. Entre espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos – todos com certificação de Denominação de Origem DO Bairrada ou IG Beira Atlântico –, será dado relevo à diversidade e à qualidade dos néctares, bem como à tipicidade do terroir bairradino.

 

O Aqui na Bairrada mantém o formato de outros anos, com a feira de vinhos e sabores, complementada por provas de vinhos comentadas: no sábado, com brancos e tintos sob o mote “Bairrada: 40 anos de demarcação” e, no domingo, espumantes em “Bairrada: mais de um século de tradição”. Ambas são orientadas pelo conceituado crítico de vinhos Luís Ramos Lopes, grande conhecedor da região e dos seus vinhos. Têm lugar às 18h00, no Museu do Vinho Bairrada (custam 25 euros cada e são de inscrição obrigatória, feita através do mail aquinabairrada@rotadabairrada.pt).

 

A afirmação da identidade da Bairrada também é feita com a sua gastronomia. É certo e sabido que o destaque maior vai para o “Leitão assado à moda da Bairrada”, que tem sempre um toque especial quando acompanhado com o pão da Mealhada. Sem esquecer a riquíssima doçaria regional.

 

Vários nomes, um só evento

 

Recorde-se que este evento começou em 2013 e foi até 2016 como “Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada”; em 2017 ganhou o nome de “Bairrada Vinho & Sabores” e passou a ser bienal, sendo que em anos pares, com estreia em 2018, os vinhos e sabores da Bairrada viajam até Lisboa e Porto. A partir deste ano, 2019, assume o nome “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear”.

 

A organização está cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia, com o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de