Os históricos barcos Vouga competem este fim de semana

 

 

Os históricos barcos Vouga competem este fim de semana, nos dias 14 e 15, na Costa Nova, em Ílhavo. Nas duas regatas, com o início marcado para as 13h30, participam 12 embarcações e 36 velejadores que prometem um nível competitivo elevado.

 

Este é o XIII Campeonato da Classe Vouga, uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Vela, do Clube de Vela da Costa Nova (CVCN) e da Associação Portuguesa da Classe Vouga (APCV), que conta novamente o apoio da empresa OLI.

 

Esta é uma prova com um forte simbolismo histórico, pelo facto de reunir os barcos Vouga, que estão na origem da única classe de vela com origem portuguesa inscrita na Federação Portuguesa de Vela.

 

A classe de vela Vouga deve o seu nome ao tipo de embarcação utilizada. O barco Vouga foi desenhado, na Costa Nova, por António Gordinho, no final dos anos 20 do século passado.

No final dos anos 30 foi criada a classe Vouga e nos anos 40 a Federação Portuguesa de Vela considerou-a classe nacional, sendo disputados campeonatos nacionais até aos anos 60.

 

Nos últimos 12 anos, esta classe ganhou um novo fôlego com a adesão de novos “armadores” e a construção de novas embarcações, mantendo viva a história da vela portuguesa e valorizando o património natural da Ria de Aveiro.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de