AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Até o executivo camarário marchou nos festejos dos santos populares, em Oliveira do Bairro

Sociedade

No passado sábado, dia 25 de junho, o estádio municipal de Oliveira do Bairro encheu-se para os festejos dos santos populares. O evento, marcado pelo "clima de grande festa e confraternização", contou um desfile de marchas populares, que regressam ao concelho depois de dois anos de interregno. O espetáculo apresentou cerca de 500 pessoas em dez marchas oriundas de todo o concelho.

Enquanto no espaço do arraial popular se podiam comer as tradicionais sardinhas assadas, bifanas no pão e caldo verde - nas tasquinhas exploradas pelas associações locais -, pelo relvado do estádio desfilavam cinco marchas infantis (ABC Bustos, Casa do Povo da Mamarrosa, Infantário Frei Gil, SOLSIL e Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro), e cinco marchas adultas (Marcha da Idade Maior, AMALIFECA + Casa do Povo do Troviscal + Orfeão Sol do Troviscal, Casa do Povo da Mamarrosa, Universidade Sénior de Oliveira do Bairro e Associação dos Trabalhadores do Município de Oliveira do Bairro).

À semelhança de edições anteriores, também a câmara municipal fez questão de apresentar a sua própria marcha, através da associação de trabalhadores do Município, a ATMOB. Respondendo ao desafio de Lília Ana Águas, vereadora da cultura, a marcha da ATMOB contou com colaboradores e membros do executivo, num total de cerca de 30 marchantes.Duarte Novo e Jorge Pato, respetivamente, presidente e vice-Presidente da autarquia, e Susana Martins, vereadora do desporto e juventude, aceitaram o repto e, juntamente com Lília Ana Águas, marcharam ao som de “Oliveira no Coração da Bairrada”.

No final do desfile, Duarte Novo destacou a presença de uma “grande moldura humana” no estádio municipal, confessando a sua “enorme satisfação em ver tantos dos oliveirenses presentes e participar nesta grande festa popular” e “desfrutar de um ambiente livre dos constrangimentos que nos assolaram nos últimos meses”.

O presidente da câmara congratulou-se ainda com o êxito da aposta da autarquia em proporcionar às associações e aos munícipes “uma noite diferente, conjugando o desfile das marchas com os festejos de S. João, recriando, e proporcionando a todas os participantes e visitantes, um arraial popular com tudo o que tem de mais tradicional”.

Os céus de Oliveira do Bairro foram ainda palco de um espetáculo piromusical, cerca de 7 minutos que “encheram os olhos de todos os presentes, encerrando com chave de ouro o desfile das marchas populares".

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.