AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

"Precisas? Então leva!": Aveirenses sensibilizados para a pobreza

Sociedade

No âmbito do "Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”, que se celebra anualmente a 17 de outubro, a cidade de Aveiro acolheu a instalação “Precisas? Então leva!”, que procurou chamar a atenção de quem passava para a pobreza e apelar à entreajuda e solidariedade. Nada mais do que um armário com peças de roupa, entre camisolas, casacos, mas também calçado, que qualquer pessoa que necessitasse podia levar.

A ação foi realizada pela associação Agora Aveiro, em parceria com a IPSS Florinhas do Vouga,e teve como objetivo a divulgação do Projeto Giros, quepromove o acesso a cuidados de saúde, alimentação e higiene pessoal a pessoas sem-abrigo, através de estruturas como lavandarias e rouparias comunitárias. Na lateral do armário era possível encontrar uma lista das necessidades mais urgentes e onde se deveria dirigir quem pretendesse contribuir para esta causa.

Esta intervenção urbana ao estilo “guerrilha” já faz parte da identidade da Agora Aveiro que, desta vez, aliou-a à sensibilização social. A guerrilha, geralmente realizada com poucos recursos e de forma simples, ousa intrometer-se no espaço público roubando a atenção pela diferença.

A criatividade inesperada assalta o transeunte distraído que é obrigado a reparar e satisfazer a sua curiosidade. Esta é uma estratégia que pode inspirar outras associações a promover, de uma forma alternativa, o trabalho que realizam, num tempo em que a saturação de informação tem como consequência, muitas vezes, que esta passe despercebido.

A Agora Aveiro é já uma experiente “guerrilheira”, tendo no passado desenvolvido outras ações quepartilham do mesmo espírito. É o caso do projeto “Valentino”, no qual se espalharam pela cidade caixas semelhantes aos dispositivos que devem ser quebrados em caso de incêndio. No entanto, estes eram destinados a outro tipo de emergência, o amor. Aqueles que seguiram a indicação “Quebrar em caso de amor à primeira vista” encontraram, no interior da caixa, uma rosa vermelha.

Outro exemplo de guerrilha realizado pela associação foi o “Aveiro+Verde”, no qual os voluntários encheram a cidade de latas contendo flores, como forma de divulgação do ciclo de palestras sobre sustentabilidade e ambiente.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.