
Projeto do Rossio pronto. Segue-se o concurso público para a obra
O projeto de requalificação do Rossio está terminado. A informação é avançada pelo gabinete do presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves, que dá nota dos passos seguintes: o processo de concurso público da obra (duração estimada de cinco meses) e a fase de obra (duração prevista de 16 meses).
Em comunicado enviado à imprensa, o líder da autarquia agradece “todos os contributos recebidos no desenvolvimento deste projeto” e apresenta a versão final do projeto num pequeno vídeo de três minutos (ver em baixo).
Do projeto final há a destacar, segundo o gabinete da presidência, uma área verde com 6.469 m2 (mais 64 m2 do que o atual) e um novo parque arbóreo com 107 árvores (mais seis do que o atual). Referência, ainda, para a redução para menos de metade da área de circulação e estacionamento automóvel à superfície (este apenas para cargas e descargas), dos 8.661 m2 atuais para 3.993 m2.
O ponto mais polémico do projeto, o parque de estacionamento subterrâneo, mantém-se (219 automóveis). O desenho final aponta ainda para a reformulação da circulação automóvel, permitindo apenas um sentido de trânsito na Rua João Mendonça (sentido Rossio/“Pontes”), sendo a entrada automóvel para o Rossio e a entrada e saída de automóveis da cave do estacionamento, feitas do lado da Ponte de São João (contribuindo assim para a diminuição da pressão automóvel na zona do Rossio).
“A obra vai utilizar as mais modernas e seguras técnicas disponíveis, sendo que o método construtivo da cave vai combinar, a colocação de estacas, as paredes moldadas com contenção periférica e o ‘jetgrouting’, fazendo o desaterro após a construção da “caixa” da cave, de forma a que a obra decorra com o mínimo transtorno, o mais limpa possível e reduzindo os riscos ao máximo possível”, faz questão de vincar a autarquia.
Pingback: Aprovado o projeto de requalificação da Avenida Lourenço Peixinho - AveiroMag