
“Arte e Devoção” em exposição temporária no Museu Vista Alegre
O Museu Vista Alegre acaba de inaugurar uma nova exposição temporária, intitulada “A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção”. Uma mostra organizada pela Vista Alegre e pela Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Aveiro, que pode ser visitada todos os dias, incluindo fins-de-semana, até 31 de dezembro, das 10h00 às 19h00 (entrada livre).
A centenária fábrica de porcelana ilhavense destaca-se no panorama europeu por integrar nas suas colecções uma diversidade extraordinária de objectos de natureza religiosa, que cruzam diferentes épocas de produção e formas de expressão.
A ligação ao sagrado remonta às origens e à própria localização geográfica da Vista Alegre. Quando o fundador da marca adquiriu a Quinta da Ermida e terrenos adjacentes, para ali instalar o arriscado empreendimento da produção de porcelana, a única edificação pré-existente em todo o espaço era uma capela inacabada, mandada construir por pagamento de uma promessa a Nossa Senhora da Penha de França pelo bispo D. Manuel de Moura Manuel.
Logo nos primeiros anos da sua produção, a Vista Alegre dedicou-se à produção de imagens devocionais: peças em porcelana vidrada; elevadas sobre peanhas; decoradas a policromia e ouro, replicavam imagens ao estilo barroco em madeira, marfim ou barro.
A exposição “A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção” revela ao público essa ligação entre a arte da porcelana e a devoção, reunindo peças de Paróquias da Diocese de Aveiro, de coleccionadores privados e do espólio do Museu Vista Alegre.