Espinho volta a colocar o mar à mesa em mais uma “Rota dos Restaurantes”

 

 

O município de Espinho assinala o encerramento da época da Arte Xávega com a segunda edição da “Rota dos Restaurantes”, uma iniciativa do projeto Sem Espinhas, que pretende valorizar e homenagear a excelência do peixe e do marisco do mar de Espinho. Entre 18 e 27 de outubro, dezassete restaurantes locais juntam-se num roteiro gastronómico de exceção com menus que variam entre os 11 e os 20 euros, ao almoço e ao jantar.

 

As propostas gastronómicas distribuem-se por dezassete menus diferentes, compostos por entrada, prato, sobremesa e bebida, e celebram as especialidades de cada um dos restaurantes que aderiram à iniciativa. Todos os menus incluem uma entrada de peixe ou de marisco.

 

O restaurante Avenida 8 junta-se pela primeira vez à iniciativa, que conta ainda com a participação dos restaurantes Aquário, Quim da Granja, Baía Sol, Tasca da Maria, Espinho 10, Onda Mar, Os Melinhos, Marreta, Zagalo, Casa Américo, Casa S. Pedro, Casa Papagaio, O Pescador, Casa da Mãe Joana, Maragato e Fidalguinha de Espinho, onde a tradição se senta à mesa pelas mãos de quem tem a raça vareira no sangue e na alma.

 

A cidade de Espinho convida a saborear as melhores receitas com sabor a maresia e desfila, entre outras iguarias, a sopa de peixe, as cataplanas de peixe, o arroz de marisco, as lulas grelhadas, a petinga frita, a sardinha assada ou em escabeche e uma seleção de robalo, raia ou dourada assada na brasa. O evento convida ainda a saborear, uma e outra vez, a tradição gastronómica daquela cidade, habilitando aqueles que aceitem o repto de experimentar o maior número de menus para o sorteio de um jantar com espetáculo no Casino Espinho.

 

O Sem Espinhas é um projeto promovido pelo município de Espinho, com o objetivo de valorizar os recursos patrimoniais e culturais da gastronomia da cidade e alavancar o território em termos turísticos. O projeto arrancou há três anos e, desde então, a autarquia tem apostado no seu crescimento, trazendo novidades em cada edição.

 

A grande aposta em 2019 passou pela criação da Rota dos Restaurantes, agora na segunda edição, pela realização de um Fórum sobre os temas do Mar, a reedição do tradicional almoço de rua que se celebrou em julho e produção de quatro mini-documentários, com testemunhos das histórias do Mar de Espinho.

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de