Lançamos hoje um novo website, procurando ir, ainda mais, ao encontro das expectativas dos nossos leitores. Estamos, agora, em condições de apresentar mais e novos conteúdos, como é o caso dos podcasts, cujas primeiras propostas estão já disponíveis online. Ainda estamos em fase de arranque, mas já contamos com um programa dedicado à mobilidade ciclável e outro dedicado à gastronomia. E há mais a caminho.
Sentimos que a nossa juventude – estamos prestes a completar cinco anos – nos traz uma responsabilidade acrescida no que toca à inovação e, por isso mesmo, dedicámos os últimos meses a construir este novo site. O que ganhamos? Capacidade para publicar ainda mais notícias e informações úteis (passamos a contar com uma secção de breves, uma área com a previsão do estado do tempo, etc.), além dessa nova proposta que são os podcasts. Também passamos a reservar espaço próprio para algumas reportagens especiais ou intemporais, assim como para o conteúdo patrocinado.
Fizemos tudo isto com capitais próprios, sem qualquer subsídio ou apoio, e tivemos de ponderar muito a possibilidade de avançar com uma paywal, ou seja, uma restrição na qual os nossos leitores deveriam pagar para aceder a determinado conteúdo. Entendemos os argumentos de quem já avançou nesse sentido – todos temos de pagar por um café, uma água, e a informação também é um bem -, mas decidimos, por ora, seguir outra via, apelando aos nossos leitores que paguem a informação que lhes apresentamos de forma voluntária. Bastava que cada um dos subscritores da nossa newsletter doasse a quantia de 1 euro por mês (sim, leu bem) e conseguiríamos pagar o salário de um jornalista.
Vivemos tempos exigentes ao nível da informação e da comunicação em geral. Nunca como hoje se tornou importante apoiar o jornalismo, em especial o de proximidade. Os órgãos de comunicação social local têm um papel preponderante nas comunidades onde se inserem, servindo os seus cidadãos, inclusive aqueles que vivem, momentânea ou definitivamente, afastados da sua terra natal – não é por acaso que os Estados Unidos da América aparecem como o segundo país onde somos mais lidos. Mas também são os média locais aqueles que mais riscos e dificuldades enfrentam.
Consegue imaginar um quotidiano sem as notícias da região? Nós não conseguimos e contamos consigo para continuar a crescer e levar outros projetos por diante (sim, temos outros sonhos em mente).
Este novo website é apenas mais um passo da caminhada que iniciámos em 2018. É o resultado do esforço de uma equipa de jornalistas (Aveiro Mag) e programadores (Inovasis) que está pronta para melhorar esta plataforma que hoje lhe apresentamos.
Queremos ser, cada vez mais, o canal que o liga à região. Embarque connosco nesta nova aventura. E apoie o nosso projeto.