Ana e Cátia: elas estão a preparar uma viagem solidária a Marrocos

 

 

 

Ana Caboz e Cátia Silva são duas jovens aveirenses com um grande espírito de aventura e uma enorme paixão por viagens. “Quando não estamos a viajar, estamos a programar a próxima viagem”, confessam. O próximo destino já está decidido e o meio de transporte também: Ana e Cátia viajarão num carro com mais de 20 anos e irão carregadas de material solidário para distribuir a quem precisa. Participarão no UniRaid, projeto humanitário que consiste numa viagem pelo Norte de África com o objetivo de distribuir material solidário pelas várias aldeias do deserto de Marrocos. Serão nove dias de aventura solidária – de 15 a 23 de fevereiro de 2020 –, que exigem uma boa dose de preparação a nível de planeamento e de orçamento.

 

Ana Caboz, de 24 anos, mestre em Engenharia e Design de Produto pela Universidade de Aveiro, e Cátia Silva, de 22 anos, licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade de Lisboa, estão a apelar ao apoio de potenciais patrocinadores. “Não é suposto ser uma aventura para estudantes com posses económicas, mas sim uma aventura para estudantes empreendedores que lutam por cada cêntimo para conseguir mudar uma vida”, sublinham.

 

E do que precisam estas duas jovens aveirenses para levar a sua missão solidária por diante? De suportar “o valor de inscrição de 1.790 euros”, do “carro, que deve possuir um mínimo de preparação para chegar ao destino e acessórios para o mesmo para um eventual contratempo” e de “40 quilos de material solidário”, nomeadamente material escolar e brinquedos.

 

“De momento a maior escassez passa pelos recursos monetários. Temos ainda uma inscrição para liquidar, um carro para alterar e todos os recursos para que façamos uma viagem segura. Por isso, deixamos aqui o nosso IBAN PT50003508240068805403032. Aceitamos qualquer tipo de donativo, neste caso todos os cêntimos contam”, apelam.

 

Nesta fase, Ana e Cátia também aceitam patrocinadores. “Seria bom arranjar patrocinadores para: peças automóvel, material de campismo, kit de sobrevivência no deserto”, apelam. E “caso haja alguém que queira doar roupa, brinquedos, bicicletas, computadores (dos antigos) ou qualquer outro material que ache útil”, elas aceitam. “Quanto mais material conseguirmos arrecadar, melhor!”, destacam.

 

 

 

 

Uma viagem em busca de sorrisos

 

Estas duas jovens irão juntar-se ao Gabriel e Tomás Aires, outros dois aveirenses que já foram notícia na Aveiro Mag, a propósito do UniRaid.

 

Este projeto destina-se a jovens estudantes entre os 18 e os 28 anos cujo espírito é empreendedor, aventureiro, mas acima de tudo solidário. Espírito de entreajuda, esforço, dedicação, perspicácia e perseverança são algumas das caraterísticas fundamentais que fazem um bom voluntário.

 

Ao contrário do que possa parecer, o UniRaid não é um rally ou qualquer outra prova de velocidade. É uma viagem-aventura em que os participantes devem completar sete etapas apenas com a ajuda de um roadbook, enfrentando todo o tipo de obstáculos, desafios e testes com o objetivo de atravessar Marrocos de uma ponta à outra e entregar (no mínimo) 40kg de material solidário pelas aldeias mais carenciadas do deserto marroquino.

 

“Trata-se, portanto, de uma experiência única por terras africanas que põe diferentes emoções à flor da pele, mas acima de tudo traz uma satisfação imensa por ajudar quem mais precisa. E, na verdade, não há nada mais gratificante do que ver o sorriso sincero de uma criança com gestos tão simples da nossa parte, mas que para elas marca uma vida”, escrevem Ana Caboz e Cátia Silva.

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de