“Atita” homenageado postumamente na Gala Litoral Awards

 

 

 

O Teatro Aveirense serviu de palco, na noite deste sábado, a mais uma edição da Gala Litoral Awards, que distinguiu as personalidades e as marcas que mais se destacaram na região litoral do Baixo Vouga.

 

O momento mais emotivo da noite foi a homenagem póstuma a Eduardo Raposo, conhecido por “Atita”. O “Tubarão dos Mares” foi recordado com muito carinho pelos presentes. Figura mítica de Aveiro, foi professor de natação desde 1981, tendo salvo mais de 30 vidas no oceano e na ria de Aveiro.

 

Foi o criador do tradicional e famoso “Banho dos Magníficos”, que deu origem à primeira parte do filme “Mil e uma noites”, no qual participou. Faleceu aos 85 anos, no final do ano 2017. Apenas três dias antes foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Civil, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Rosa Ramalho recebeu, em representação do seu pai, o prémio “Homenagem” entregue por Nuno Carvalho, diretor da revista Litoral Magazine e responsável pela Gala Litoral Awards.

 

Pelo seu notável percurso profissional, o professor catedrático e investigador da Universidade de Aveiro, José Fernando Mendes, recebeu o Litoral Award “Investigação”. A Red Angels foi a vencedora da categoria “Empreendedorismo” e a Turismo Centro de Portugal (TCP) foi galardoada com o prémio “Turismo”.

 

Pela sua presença icónica nas mais diversas esplanadas do mundo, a marca Adico foi distinguida com o prémio “Marca” e, na categoria “Desenvolvimento”, a premiada foi a empresa Irbal.

 

Reconhecido como o “Mourinho do Basquetebol”, o treinador de basquetebol Luís Magalhães foi o vencedor do prémio “Carreira”. Já a distinção de “Mérito e Excelência” foi para Fernando Nunes, presidente do conselho de administração do Grupo Visabeira.

 

Os restantes Litoral Awards foram entregues na categoria “Revelação” a Ricardo Panela, barítono, tenor e soprano, natural de Ílhavo. No “Desporto”, Hugo Costa foi o vencedor. É atleta paralímpico e na sua carreira de apenas três anos já foi campeão nacional de fundo, de velocidade e vencedor da Taça de Portugal de Velocidade. Na categoria “Cultura”, o premiado foi o Museu do Brincar.

 

O “Prestígio Empresarial” foi para a empresa Bondalti. Por fim, a Miranda & Irmão, única fabricante da Europa de pedaleiras e travões de alta gama, recebeu o prémio “Empresa do Ano”.

 

O espetáculo foi apresentado por Nilton Rodrigues e o momento de entretenimento coube ao artista musical Fernando Pereira.

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de
Isabel Rocha
Visitante
Isabel Rocha

Fiquei muito contente e feliz por ver a titi Gina e a Rosa Maria (Ló para mim) a receberem tão magnifico prémio em nome do Atita.