Ruralidades captadas por Jorge Bacelar estão reunidas em livro

 

 

 

É difícil ficar indiferente às suas fotografias (há quem diga que parecem pinturas). Retratos de gente que trabalha na terra, de volta dos campos e dos animais. Imagens de um mundo rural que é tão nosso – terra marinhoa – e que estão agora a correr o país e o mundo. O veterinário-fotógrafo Jorge Bacelar acaba de lançar um livro com uma seleção de mais de 100 fotografias da sua autoria. Ruralidades foi apresentado este sábado, no Salão Nobre da câmara municipal da Murtosa.

 

Tendo como atividade principal a medicina veterinária, Jorge Bacelar tem vindo a registar, com mestria e rara sensibilidade, os rostos das gentes com quem convive, diariamente, na sua atividade profissional.

 

Pessoas que sente como sendo da sua “família”, realçou Jorge Bacelar, na sessão de apresentação deste sábado. “Admiro muito esta esta gente e estas fotofrafias são uma homenagem que lhes presto”, frisou.

 

Natural de Figueira de Castelo Rodrigo (1966), mas a viver na Murtosa há mais de 20 anos, o veterinário-fotógrafo já ganhou vários prémios nacionais e internacionais, nomeadamente em competições da UNESCO e na World Photographic Cup.

 

Parte do seu trabalho está, agora, reunido no livro Ruralidades – Ruralities, editado pela Centro Atlântico. Depois da sessão desde sábado na Murtosa, estão previstas outras sessões de apresentação na região, mais concretamente em Estarreja (dia 24, 15h) e Ovar (dia 24, 17h30). Importa referir que grande parte dos rostos fotografados por Jorge Bacelar são agricultores originários da Murtosa, Estarreja e Ovar.

 

 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de