AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ricardo Correia é o próximo convidado “Encontro com o Autor”

Região

 

 

O ator, encenador e dramaturgo Ricardo Correia é o próximo convidado do ciclo “Encontro com o Autor”. A sessão terá lugar no dia 13 de abril, pelas 16h00, na Oficina de Artes, na Murtosa. A entrada é livre.

O mote para a conversa será o projeto “Cartas de Guerra (61-74)”, uma criação que Ricardo Correia tem levado à cena um pouco por todo o país, que cruza o universo documental e o ficcional para investigar o passado colonial português, baseando-se na correspondência trocada entre os militares portugueses mobilizados para a Guerra Colonial e as suas famílias.

Os textos criados e encenados para a peça estão também contidos no livro «Cartas de Guerra, Aerograma Liberdade e um Glossário», recentemente publicado, da autoria de Ricardo Correia, com a colaboração do historiador Rui Bebiano.

A Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa organiza, ciclicamente, o “Encontro com o Autor”, que visa aproximar o público dos autores e criadores, das mais variadas áreas artísticas, da escrita à música, passando pelas artes plásticas, cinema ou teatro, através de sessões de conversa e partilha, onde a proximidade e a informalidade são a tónica dominante.

Campus Jazz Publicidade

Criador e programador da Casa da Esquina, estrutura de criação e programação de Coimbra, onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, autoficção, a pós-memória e o questionamento do território.

Desde 2001 que trabalha em teatro, cinema e televisão como ator, dramaturgo e encenador. Representado pela Agente a Norte. Encenou mais de uma vintena de espetáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados (FIT em Belo Horizonte, BE Festival em Birmingham) e em várias geografias internacionais (Vigo, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro, São Paulo, Leipzig, Londres, Newcastle, entre outros).

É autor de cerca de uma dezena de textos para teatro e leciona, desde 2013, como professor-adjunto na licenciatura de Teatro e Educação da ESEC/IPC (interpretação, dramaturgia e encenação) e de 2015 a 2018 como Assistente convidado na Licenciatura em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra. Detêm o Título de Especialista em Teatro desde 2016. Investigador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra. Doutorando em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra desde 2018 com o projeto "Política, Resistência e Prática Dramatúrgica na Contemporaneidade - Um Estudo de Caso". 

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.