AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ribau Esteves insiste no relançamento do programa Polis Litoral

Ambiente

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, participou, este sábado, no Evento Especial de Ação Oceânica Local, em Matosinhos, iniciativa queantecede a grande Conferência de Lisboa sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que arranca esta segunda-feira. Para além da presença de Aveiro, o painel contou com o contributo de responsáveis de entidades públicas municipais e regionais das Maldivas, Espanha, Brasil e Moçambique, e representantes da Organização de Alimentação e Agricultura das Nação Unidas (FAO) e do Gabinete de Pescas e Oceanos da Associação Natureza Portugal/World Wide Fund for Nature.

Nesta sessão, que se focou no papel dos autarcas e dos governos locais para a implementação da medida n.º 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o edil aveirense fez questão de abordar algumas questões em particular. Uma delas, prende-se com as"áreas costeiras, onde a terra e o mar se encontram". "Está provado que é útil um instrumento de gestão integrada do tipo do Polis Litoral, que tem tido excelentes resultados e que em vez de se extinguir como está a acontecer, seja relançado e integre a gestão de projetos e competências em zonas costeiras, lagunas e rios, juntando na administração o Ministério do Ambiente e os municípios", sustentou.

Para Ribau Esteves urge também, "em Portugal e em muitos outros países, que se aprofunde o modelo de cooperação formal e de gestão de projetos pelos clusters, que juntam os centros de investigação e desenvolvimento (onde se integram as universidades), as empresas, e os poderes públicos nacionais, regionais e municipais".

O autarca deixou ainda a ideia de que é "necessário investir na valorização social e cultural do mar, incentivando o emprego nas atividades que usam o mar, garantindo segurança que o desporto ajuda a percecionar junto dos mais novos".

O encontro deste sábado antecede a “Conferência das Nações Unidas para Apoiar a Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Conservar e usar de forma sustentável os Oceanos, Mares e Recursos Marinhos para o Desenvolvimento Sustentável” que será realizada de 27 de junho a 1 de julho em Lisboa, sob o tema abrangente: “Ampliar a ação Oceânica com base na Ciência e na Inovação para a implementação do Objetivo 14: balanço, parcerias e soluções”. Uma conferência convocada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e coorganizada pelos governos do Quénia e Portugal.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.