Ílhavo: aberto concurso para a requalificação do Jardim Henriqueta Maia

 

 

Foi aprovada a abertura de concurso público para a empreitada de requalificação do Jardim Henriqueta Maia, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo. A intervenção representa um investimento de 1.730.980 euros e resulta da “necessidade de reformular as funções deste centro urbano, requalificando o seu espaço, processo já iniciado com a reabilitação do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários e Ílhavo”, realça a autarquia.

 

O projeto “contempla intervenções que preservam a identidade histórica daquele espaço que integra estátua de D. Manuel Trindade Salgueiro, monumento de homenagem aos mortos da 1.ª Grande Guerra, a Igreja Matriz e o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo; que projetam o uso do espaço público com novas propostas culturais, de lazer e convívio e comerciais; e reforçam as áreas de lazer (como o parque infantil), o mobiliário urbano e, principalmente, ampliam a mancha verde e o conjunto arbóreo”.

 

Além disso, acrescenta a edilidade, haverá ainda uma regeneração do espaço urbano com o objetivo de promover uma melhor mobilidade, reduzindo a área de circulação automóvel, concebendo corredores cicláveis e alargando as áreas pedonais, com ligação preferencial à Malhada. A implementação de uma rotunda, em substituição do atual cruzamento semaforizado da Av. 25 de Abril, permitirá uma maior fluidez rodoviária.

 

Esta empreitada prevê igualmente a reformulação das redes de Águas Pluviais e de Iluminação Pública, recuperando uma zona urbana com infraestruturas envelhecidas.

Partilhar

Post a Comment