AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

“Segurança” é a palavra de ordem do 24.º Festival de Cinema de Avanca

Artes

A cultura vive tempos de reinvenção, adaptação e inovação. Dado o contexto de pandemia, a organização do Festival Internacional de Cinema de Avanca viu-se obrigada a olhar a edição deste ano de uma forma diferente, pensando-a ao abrigo das recomendações das autoridades de saúde e garantindo a segurança de todos os participantes.

As exibições em sistema drive-insão uma das grandes novidades desta 24.ª edição do Festival de Cinema de Avanca. Os participantes poderão, assim, assistir às longas metragens (e algumas curtas selecionadas) a concurso no conforto do seu carro, em sessões noturnas ao ar livre e com projeção em ecrã gigante. "Uma opção segura em tempos de Covid-19”, diz António Costa Valente, do Cine Clube de Avanca.A propósito dos drive-in, o festival de cinema alia-se também à música. Cada sessão será antecedida de concertos de Luís Portugal, Inês Homem de Melo e Nuno Norte. Já durante o dia, não sendo possível a projeção no formato drive-in, as exibições terão lugar nas salas habituais, ainda que com lotação reduzida. "O Auditório Paroquial de Avanca, por exemplo, verá os seus mil lugares sentados reduzidos a pouco mais de duas centenas", explica Costa Valente. "A pandemia assim o obriga".

O atual contexto serve também de inspiração e objeto de trabalho para os participantes no CineEntertainment 9. Primeiro, por videoconferência e, depois, já em Avanca, adolescentes serão desafiados a desenvolver uma história e concretizar um filme a pensar no distanciamento físico e nas novas rotinas em tempo de pandemia, refletindo sobre as exigências do presente e as suas perspetivas quanto ao futuro. Costa Valente assegura que “tudo vai funcionar com particulares limitações, mas nunca pondo em causa este espaço de trabalho e criação fílmica”. A coordenação deste workshop estará a cargo de Ivo Prata.

Outra novidade desta edição é o Avanca Pitch Sessions, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento de ideias para curtas e longas metragens, bem como as melhores técnicas para a sua apresentação. Os autores dos filmes nomeadas terão acesso a um workshop com o jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha, tendo, mais tarde, missão de apresentar os seus trabalhos a um júri em sessões transmitidas on-line.

O AVANCA 2020 vai homenagear o realizador e argumentista Federico Fellini, no ano do centenário do seu nascimento, nomeadamente, com o lançamento do livro “Federico Fellini – A Inevitabilidade da Arte”, de Anabela Branco de Oliveira. Esta edição vai também ficar marcada pela apresentação de “Viagens pelo Éter, um cinema após 2008”, de António Costa Valente, uma viagem pelo cinema e pelo blogue do festival de Avanca.

Ainda no campo das homenagens, “Da Resistência à Liberdade” é uma exposição de tributo ao produtor Henrique Espírito Santo, um seguidor e entusiasta do festival de cinema de Avanca, recentemente falecido. A exposição, que apresenta alguma da filmografia do autor que marcou o cinema português nos anos de 1970, estará patente na Casa da Cultura de Estarreja a partir de 22 de julho e até ao final de agosto.

“ AVANCA vai acontecer no tempo certo e as pessoas podem estar confiantes que estão em segurança em todas atividades culturais no município de Estarreja”, garante Isabel Simões Pinto, vereadora da cultura da câmara municipal de Estarreja, que, na sessão de apresentação do AVANCA 2020, aproveitou para antecipar a edição do próximo ano, afiançando que "a 25.ª edição será ainda mais marcante do que todas as outras”.

O Festival Internacional de Cinema de Avanca de 2020 realiza-se, por videoconferência, na próxima sexta-feira, dia 17, e, presencialmente, entre os dias 22 e 26 de julho.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.