
“Presépio EnCantado” enche o Mercado de Santiago de luz
Mais de uma centena de músicos e cantores deram voz e brilho a um presépio vivo, no dia 20 de dezembro, em Aveiro. A iniciativa decorreu no primeiro piso do Mercado de Santiago e cumpriu a tradição iniciada em 2016 pelas Florinhas do Vouga (mais concretamente através do projeto D’Arte) e a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro.
O “Presépio EnCantado”, assim se designa o espetáculo, exalta o melhor da tradição natalícia, juntando várias associações da cidade na sua produção e encenação. Escoteiros de Aveiro, Grupo de Cantares Xailes de Aveiro, Centro Escolar de Santiago, Associação de Pais de Santiago – Aveiro, Núcleo de Aveiro – Pais em Rede, Grupo Cénico Cantares da Ria, Coro Voz Nua, Tricotadeiras de Aveiro, Academia de Saberes de Aveiro, foram as colectividades que colaboraram com a organização. A estes coletivos juntaram-se ainda Renata Silva, Alexandra Cardoso, Isabel Saraiva, Pedro Sottomayor e Dino da Costa.
O D’Arte, projeto artístico e comunitário, surgiu em Maio de 2016 centrado no desejo de congregar ideias e recursos de forma a intervir em espaços públicos, promovendo a dinamização cultural e artística de locais mais afastados da zona centro e investindo em Santiago enquanto palco-alvo.