Inovação nos cuidados continuados conta com contributo aveirense

 

 

 

A empresa aveirense Microio assinou a inovação eletrónica do SOCIAL – Social Cooperation for Integrated Assisted Living, uma plataforma tecnológica inovadora de apoio à gestão estratégica das redes integradas de ação social, nomeadamente cuidados continuados, e à gestão operacional de cuidadores formais e informais.

 

Esta solução destaca-se por fornecer uma informação integrada, desde os estilos de vida à hospitalização ou institucionalização, e à criação de ferramentas e mecanismos para ligação e interação com as várias entidades e intervenientes envolvidos.

 

Assim, esta solução viabiliza a monitorização não invasiva dos idosos, com vista à deteção de ocorrências que possam requerer intervenção, mas também o acompanhamento da respetiva consistência comportamental para identificação de desvios, de outra forma impercetíveis, que podem permitir identificação de declínios de bem-estar ou mesmo de condições de saúde.

 

Contrariamente a múltiplas soluções individuais que recorrem a sensores e tecnologia para monitorização de pacientes, a plataforma SOCIAL integrou a componente Internet das Coisas (IoT), desenvolvida pela Microio, para uma ampla interoperabilidade do ponto de vista operacional, assegurando também a garantia de privacidade, integridade e confidencialidade da informação pessoal recolhida.

 

O projeto SOCIAL foi desenvolvido no âmbito de um consórcio que envolveu a Microio, a Kentra Technologies, a Digital Wind, a Universidade de Aveiro e o Instituto Pedro Nunes, e contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020.

 

O projeto SOCIAL foi já alvo de múltiplas publicações científicas com presença em conferências relevantes na área, como a Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies (HCist) e a World Conference on Information Systems and Technologies (World CIST)), e foi apresentado na London Community Care Live 2019.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de