Antiga aluna da UA eleita “Personalidade de 2019”

 

 

 

Joana Coimbra, antiga aluna do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro (UA), venceu o prémio “Personalidade do Ano”, atribuído pelo P3 (jornal Público). Joana Coimbra estava entre os 10 jovens nomeados por aquele jornal, tendo sido a que mais votos recebeu.

 

Este prémio pretende reconhecer o projeto “Reinventar a Roda”, idealizado pela antiga aluna da UA, no âmbito do seu trabalho final de mestrado. A ideia, recorde-se, passa por criar uma plataforma que permita pegar em cadeiras de rodas sem uso, recuperá-las e colocá-las em vários espaços da cidade de Aveiro. O objetivo é que essas cadeiras possam vir a ser utilizadas por outras pessoas, à semelhança do que já acontece com os sistemas de bicicletas partilhadas.

 

Embora o projeto ainda não esteja concretizado, o trabalho teórico com os orientadores Paulo Silva e Bernadete Bittencourt, docentes do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA, não tem parado. O próximo passo “é arranjar as cadeiras através do estabelecimento de contactos com entidades como o Conselho Local de Ação Social de Aveiro (CLASA) que reúne as IPSS locais. Uma vez obtidas as cadeiras, então, em meio académico, podemos avançar para o desenvolvimento de estratégias para que as cadeiras voltem a poder ser usadas e, quem sabe, motorizá-las. Calculados os custos, podemos candidatar-nos a programas de financiamento. Não há, por isso, ainda uma data para vermos as cadeiras na rua, mas já esteve mais longe. O caminho faz-se caminhando”, declarou Joana Coimbra.

 

 

Partilhar

Post a Comment