AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

25 de Abril e tributo a Adele marcam a programação do Cineteatro Alba

Palcos

 

 

A comemoração dos 50 anos do 25 de Abril em Albergaria-a-Velha é um dos momentos altos da programação do Cineteatro Alba para este novo trimestre, que inclui várias propostas na música, teatro e dança.

Para celebrar os 50 anos de Democracia, sobe ao palco, na noite de 13 de abril, a peça “Revolution (título provisório)”, uma cocriação da ASTA, Baal17, d’Orfeu AC e O Teatrão, onde 16 intérpretes, entre atores e músicos, propõem uma sucessão de cenas e momentos musicais que desafiam o espectador a pensar no caminho que fizemos de 1974 até hoje.

Na tarde de 21 de abril, a proposta é de cinema com “Salgueiro Maia: O Implicado”, uma longa metragem de Sérgio Graciano, e na noite de 24, Miguel Araújo regressa ao Cineteatro Alba com a sua digressão Casca de Noz. Em termos de exposições, vão estar patentes, a partir de 12 de abril, duas mostras fotográficas – “25 de Abril: Uma Revolução em Marcha”, do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra e “Momentos de Abril”, do ator Vítor Valente.

Na música as propostas abarcam diferentes estilos. A 4 de maio, “Hello Adele Tribute” é uma criação inédita de homenagem à cantora britânica Adele, com a interpretação da artista franco-brasileira Stephanie Lie. No dia 10 de maio, o ciclo Tons Inteiros traz o pianista e compositor americano Dave Meder ao palco do Cineteatro Alba, acompanhado pelo Combo de Jazz do DeCA da Universidade de Aveiro, no âmbito do Campus Jazz, e no dia seguinte, a Companhia de Música Teatral apresenta, para um público infantil e familiar, “PaPI – opus 9”, uma viagem pelo mundo da água. Integrado no Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, Omar Sosa & Seckou Keita, Suba Trio apresenta um diálogo instrumental com dinâmicas efervescentes e improvisações de Jazz, vindas diretamente de Cuba, Senegal e Venezuela; é na noite de 21 de junho.

Campus Jazz Publicidade

O ciclo “O Movimento do Cinema”, iniciado em janeiro, continua nos próximos meses com mais três filmes realizados por portuguesas de diferentes gerações: “Águas do Pastazo”, de Inês T. Alves (16 de maio); “No Táxi do Jack”, de Susana Nobre (13 de junho); e “Pelas Sombras”, de Catarina Mourão (18 de julho). Já a 5 de abril, a dança está em destaque com “CRUSH”, de Rafaela Sahyoun, com interpretação de Inês Galrão e Jules Pasteau. Também na dança, mas a 15 de junho, o público pode apreciar “Orpheu: Caminho para Averno”, com coreografia de Pedro Ramos sobre o texto original de Hélia Correia.

Quanto ao ciclo ÀS QUINTAS, o Espaço Café-Concerto vai dar palco aos projetos musicais Amarela (2 de maio), Meu General – Coração Máquina Tour (27 de junho) e Espiral Baile Folk (25 de julho).

Na sua missão de promover a produção artística local, o Cineteatro Alba apresenta três espetáculos da art´J Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra. A 18 de abril, “Jobra Late Night Show” propõe modernos e vanguardistas live setups com canções originais dos alunos. Já a 25 de maio, o Espetáculo Anual de Teatro da Jobra traz “Gil Vicente, pois!” ao palco da Sala Principal e, a 28 de junho, há JAZZ’ART com… Salvador Sobral.

Como equipamento credenciado na RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, o Cineteatro Alba apresenta, neste trimestre, vários espetáculos inseridos no plano de programação apoiado no âmbito desta rede. São estes - “Orpheu: Caminho para Averno” (coprodução e residência artística com a comunidade de dança local); CRUSH (residência artística e apoio a artistas emergentes locais), PaPI – Opus 9 (estratégias de mediação), bem como os ciclos “O Movimento do Cinema” e “Tons Inteiros” (Jazz).

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.