Foi ao toque do sino que pertenceu ao navio Neptuno que foi dado, na tarde desta quarta-feira, o sinal de partida para a edição deste ano do “maior Festival do Bacalhau do país”. Esta “montra da gastronomia do município, da região e do país”, como frisou João Campolargo, presidente da câmara de Ílhavo, está preparada para receber milhares de visitantes. Até domingo, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré, celebra-se “muito mais que um simples prato”, vincou, por seu turno Nuno Cardoso, grão-mestre da Confraria do Bacalhau, na cerimónia presidida pela secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar.
“Falar de bacalhau não é falar apenas de uma espécie, é falar de história, de um povo, de gente que arriscou a sua vida em busca de sustento”, destacou a governante, na sessão que antecedeu a visita aos pavilhões e tendas que compõem o festival promovido pela autarquia.
Nesta edição, a edilidade investe um “valor superior a 470 mil euros”, referiu o edil, antes de destacar a aposta que tem vindo a ser feita nas “melhorias do recinto”. “Temos um novo stand”, começou por reparar João Campolargo, a propósito do Pavilhão Âncora, que também passou a ter “um circuito único de visitação”. “Uma nova configuração que achamos mais organizada e apelativa”, vincou. Já no exterior, a zona das esplanadas também tem um novo piso e um ecrã que permitirá às pessoas assistirem ao que está a acontecer no Palco Estibordo.
O bacalhau é o prato principal nas dez tasquinhas e dois bares de petiscos do recinto, sem esquecer os showcookings, que têm sempre o bacalhau como ingrediente principal. Tia Cátia, Daniel Cardoso, Vanessa Alfaro, Bárbara Pereira e Tony Martins são alguns nomes confirmados.
A par da gastronomia, os concertos são um dos grandes atrativos do festival. Este ano, o Palco Estibordo recebe, sempre às 22 horas, Vitor Kley (14 agosto), Tony Carreira (15 agosto), GNR (16 agosto), Aurea (17 agosto) e Buba Espinho (18 agosto). Já no Palco Bombordo, às 23h30, após o término do concerto no palco principal, atuam, os Sigra (14 agosto), Freddy Strings (15 agosto), Cruzes Credo (16 agosto), Dark Void (17 agosto) e Jambalaya (18 agosto).