AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Sete atividades gratuitas para fazer neste Carnaval em Aveiro

Lazer

Se está à procura de atividades gratuitas para aproveitar o Carnaval na região de Aveiro, há muitas opções para toda a família. Confira algumas das melhores sugestões para celebrar sem gastar um cêntimo.

 

1. Atelier de Máscaras: Animais à solta na Ria (Aveiro)

No próximo dia 26 de fevereiro, das 14h30 às 15h30, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) de Aveiro promove um Atelier de Máscaras de Carnaval inspirado nos animais da Ria de Aveiro, desde os elegantes flamingos às astutas raposas.

A iniciativa é dirigida a crianças dos 5 aos 10 anos, que terão a oportunidade de dar vida às suas próprias máscaras para utilizar durante as celebrações de Carnaval.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição obrigatória através de um formulário. O número de participantes é limitado a 15 crianças, garantindo um ambiente dinâmico e personalizado.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contacto através do telefone 234 406 428 ou do e-mail ambiente@cm-aveiro.pt.

Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição.

 

2. Visitas Guiadas e Oficinas na Aldeia do Carnaval (Ovar)

A Aldeia do Carnaval de Ovar abre as suas portas com um conjunto de visitas guiadas e oficinas criativas que prometem mergulhar os participantes no espírito carnavalesco. De 21 de fevereiro a 1 de março, o público poderá conhecer os bastidores desta tradição através de visitas encenadas, oficinas temáticas e até uma sessão especial para pessoas com deficiências visuais.

Para facilitar o acesso, estará disponível um serviço de transporte gratuito nos dias 22 e 26 de fevereiro e 1 de março, com paragens no Centro de Arte de Ovar e na Estação de Caminhos de Ferro de Ovar.

A participação em todas as atividades é gratuita, mas está sujeita a inscrição obrigatória e disponibilidade.

Uma oportunidade única para viver de perto a magia do Carnaval de Ovar e conhecer os artistas e grupos que dão vida a esta celebração icónica.

Os interessados devem inscrever-se através do e-mail turismo@cm-ovar.pt ou pelos contactos telefónicos 256 509 153 e 930 409 207.

Confira aqui os dias e horários das atividades.

 

3. Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo (Ílhavo)

O Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo está de volta e promete animar as ruas nos dias 2 e 4 de março (domingo e terça-feira), a partir das 15h00, com um desfile repleto de cor, folia e tradição liderado pelo Rei D. Paulo II e pela Rainha D. Fernanda II.

Uma das atrações mais esperadas é a presença dos Cardadores de Vale de Ílhavo, figuras típicas que surgem de surpresa pelas ruas. Para não falar das deliciosas padas e folares tradicionais.

O Carnaval de Vale de Ílhavo é uma oportunidade imperdível para quem deseja viver uma experiência autêntica, marcada pela tradição, pelo humor e pelas raízes culturais da região.

Clique aqui para mais informações.

 

4. Carnaval de Oliveira do Bairro “Desfiles no Coração da Bairrada”

No próximo dia 23 de fevereiro, Oliveira do Bairro dá início às celebrações de Carnaval com o tradicional Desfile do Domingo Magro, um evento que promete animar a cidade com cor e muita diversão. A entrada é livre para todos os visitantes.

O cortejo tem início às 15h00, junto à Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, passando pela Alameda da Cidade e pela Rua Conde Ferreira, até terminar em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Sob o lema "Desfiles de Portugal no Coração da Bairrada", este Carnaval realiza-se desde 2018 no domingo que antecede o Domingo de Carnaval, reunindo o melhor dos desfiles de várias cidades com forte tradição carnavalesca.

O Carnaval de Oliveira do Bairro é uma oportunidade única para assistir a um espetáculo cheio de criatividade e tradição no coração da Bairrada.

Clique aqui para mais informações.

 

Feira de marco Publicidade

5. Carnaval Oianense regressa nos dias 2 e 4 de março (Oiã)

O Carnaval Oianense está de volta nos dias 2 e 4 de março, mantendo a tradição do chamado “Carnaval Trapalhão”, com entrada gratuita e a participação ativa das associações e grupos locais.

Fiel ao espírito comunitário, o evento destaca-se por ser organizado pelas pessoas da terra, garantindo um ambiente descontraído e autêntico. A organização convida todos os interessados a juntarem-se aos desfiles e a fazerem parte da edição de 2025.

Acompanhe a página de Facebook do Carnaval de Oiã para mais informações. 

 

6. Carnaval na Murtosa

A Murtosa prepara-se para celebrar o Carnaval com um programa recheado de música e tradição, que já arrancou a 15 de fevereiro e estende-se até dia 1 de março.

No dia 22 de fevereiro, a festa faz-se com a atuação do grupo musical “É no Pagode” e, no dia 28 de fevereiro, sobe ao palco a banda “Ganda Malucos”. Ambos os espetáculos terão lugar na tenda instalada junto à antiga Escola Padre António Morais da Fonseca, com abertura de portas às 19h00 e início da animação musical às 22h00.

No dia 1 de março (sábado), realiza-se o aguardado Desfile de Carnaval Infantil, numa organização conjunta do Agrupamento de Escolas da Murtosa e da Câmara Municipal. O corso contará com a participação de mais de 1700 figurantes, incluindo crianças e adultos.

O Carnaval da Murtosa promete, assim, dias de grande festa, com muita música, cor e a participação ativa da comunidade local.

Para mais informações siga a página do Facebook do Carnaval da Murtosa ou o Instagram do Município da Murtosa.    

 

7. Carnaval de Estarreja

O Carnaval de Estarreja arranca este domingo, dia 23, com o tradicional Carnaval Infantil. O desfile, que conta com 14 grupos e 1800 figurantes, tem início às 14h30 e promete animar a cidade com cor, criatividade e diversão.

As associações de pais, instituições e escolas participantes estão empenhadas em proporcionar um espetáculo vibrante para famílias e visitantes. Os Reis de Palmo e Meio deste ano são Caetana (9 anos) e Luís (10 anos), da Escola João de Deus, que sobem ao trono e representam o entusiasmo pela tradição carnavalesca.

A entrada para assistir ao desfile é gratuita, com exceção dos lugares de bancada, que têm um custo de 2,5€. Após o corso, a festa continua no Espaço Folia, na Praça Francisco Barbosa, com um concerto para famílias da artista Íris Maravilha, às 16h30, também de entrada livre.

Para mais informações confira aqui o programa do carnaval de Estarreja.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.