Escolas de Aveiro equipadas com laboratórios tecnológicos

 

 

 

“Este dia ficará marcado na vida de muitas crianças no nosso município como o momento em que escola se adaptou ao seu tempo”, referiu José Ribau Esteves, presidente da câmara de Aveiro na inauguração dos Tech Labs, uma atividade que fez chegar a todas as 31 escolas do 1.º ciclo do ensino básico e às quatro escolas do ensino secundário do município, laboratórios tecnológicos, num investimento global em equipamentos e formação de 325 mil euros.

 

O momento inaugural para as escolas do 1.º Ciclo aconteceu esta quarta-feira, na Escola EB 1 de Sarrazola, em Cacia, onde os alunos contam agora com um laboratório equipado e adaptado às suas idades, com uma impressora 3D, kits de robótica, kits de circuitos elétricos e equipamentos informáticos. O ensino secundário tinha já recebido o equipamento no ano letivo transato (2018/2019), e que tem o devido desenvolvimento e formação durante o atual ano letivo (2019/2020).

 

Filipe Teles, Pró-Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Alexandre, diretor do Agrupamento do Rio Novo do Príncipe e Nelson Santos, presidente da Junta de Freguesia de Cacia também marcaram presença na inauguração dos Tech Labs.

 

Para Ribau Esteves, esta iniciativa é um “instrumento necessário para estimular o ensino dos mais novos, introduzindo-os ao mundo da programação, ao mesmo tempo que são despertadas competências que, de outra forma, não seriam trabalhadas”.

 

Já para os alunos a quem de destina este laboratório, a manhã desta quarta-feira foi “bem diferente”. “Dá para aprender robótica, circuitos elétricos e da para desenvolver a imaginação”, apontaram.

 

Esta ação é parte integrante de uma estratégia integrada da autarquia de promoção das competências STEAM em todos os níveis do ensino básico e secundário. Para o 2.º e 3.º ciclo do ensino básico a instalação destes equipamentos está prevista para o próximo ano letivo de 2020/2021, em todas as sete escolas do município.

 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de