Projeto da Rua do Sal quer ajudar a preservar as marinhas

 

 

 

A estrada que liga a Marinha da Troncalhada à zona das instalações do Clube Naval de Aveiro e do Sporting Clube de Aveiro vai ser, finalmente, requalificada. Aquela que passará a ser a Rua do Sal vai ter uma nova condição e função de “estrada-dique”, contribuindo para a estabilização do ecossistema e preservação das marinhas existentes naquela zona do salgado aveirense.

 

O projeto já aprovado em sede camarária – assim como a abertura do concurso público -, integra um sistema de enrocamento para estabilização da margem do canal da ria de Aveiro, acompanhado de um sistema hidráulico de drenagem das águas das marinhas, assim como uma faixa para circuito pedonal e ciclável (do lado do canal da Ria), e uma linha de iluminação pública por pimenteiros/pilaretes com luminária.

 

Na zona próxima à Eclusa do canal das Pirâmides será instalado um cais de acostagem para embarcações, acrescentou a autarquia, a propósito da intervenção que deverá custar cerca de 2,3 milhões de euros.

 

Trata-se, realça a câmara, de um importante local de fruição turística, ambiental e de contemplação paisagística, podendo também ser utilizado para a prática desportiva, que com a sua qualificação trará um nível elevado de qualidade e conforto aos seus utilizadores, bem como para a preservação da biodiversidade.

 

 

* Créditos da foto: Sandra Bio

Partilhar

Post a Comment