Vale de Ílhavo mantém-se fiel à tradição e traz os cardadores para a rua

 

 

 

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a A.C.R. “Os Baldas” e a câmara municipal de Ílhavo voltam a manter bem viva a longa tradição do Carnaval de Vale de Ílhavo, estruturado na sátira e na crítica e na identidade cultural local.

 

O desfile carnavalesco, genuinamente português, que sairá à rua no domingo, dia 23, e terça-feira, dia 25, contando com a presença de 13 associações e coletividades, e a aguardada presença dos cardadores – com os seus urros, danças e a típica cardação – são motivos suficientes para se poder apreciar a memória e os costumes das gentes de Vale de Ílhavo, onde se incluem as padeiras e o seu tradicional pão.

 

Este ano, o Carnaval de Vale de Ílhavo apresenta uma novidade. Com o objetivo de preservar e promover a identidade cultural e social tão características do lugar e das gentes de Vale de Ílhavo, a câmara municipal vai apresentar a escultura “Cardador”, uma peça em cerâmica com a assinatura do artesão vimarenense Jorge Afonso. A sessão pública terá lugar na sede da associação “Os Cardadores”, no sábado, dia 22, pelas 16h00, e contará com a presença do presidente da câmara, da direção dos Cardadores e do artista.

 

Festejos na sede do concelho e no MMI

 

Em Ílhavo, a vivência do Carnaval é antecipada para a sexta-feira, 21 de fevereiro. A partir das 14.30 horas, o centro da cidade vai encher-se de crianças dos três agrupamentos de escolas (oito escolas do ensino básico e 10 jardins de infância) e de seis IPSS do município. São esperados mais de 1.700 crianças e adultos que irão trazer muita cor e alegria e deixar uma marca na 4.ª edição do Carnaval Infantil Municipal.

 

O Carnaval volta a marcar presença no Museu Marítimo de Ílhavo (MMI). Nos dias 22 e 26 de fevereiro, sábado e quarta-feira, respetivamente, o MMI vai encher-se de cor para assinalar esta época do ano. O imaginário do fundo do mar servirá de inspiração para os disfarces que serão criados a partir da nova espécie que habita os oceanos: o lixo. Visitas ao Aquário dos Bacalhaus e a Oficina de criação dos disfarces são as propostas que o Museu tem para as famílias e crianças.

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Notificações
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x