Restaurante Toca do Bacalhau: O prazer do fiel amigo

 

 

Descobrir o restaurante Toca do Bacalhau é um triplo desafio. Primeiro, a procura do local, situado num espaço do centro da cidade, mas que pode passar despercebido à maioria. Em segundo, o espaço, acolhedor, mas acanhado, faz com que seja quase obrigatório a reserva, o que pode proporcionar momentos de desconforto se tiver ânsia repentina pelos pratos. E em terceiro, o desafio de conhecer os pratos do Tiago Mota. Mas este é o melhor dos desafios…

 

Nascido para a cozinha em Oliveira do Bairro, o Toca do Bacalhau é o primeiro passo de Tiago Mota em Aveiro, um cozinheiro autodidata que procura, no empratamento e nos sabores, alcançar-nos pelo estômago. A sala apostou numa decoração cuidada, virada para as fotografias da luta titânica na apanha do bacalhau.

 

 

 

 

O conceito do restaurante é simples: aproveitaram o espaço (com dois pisos, para lançar o conceito de entradas e refeição sentada. Pela entrada, temos várias entradas à disposição – variadas, desde as pataniscas ao bacalhau na broa, sempre fiel ao “fiel amigo” e que pode ser acompanhado com espumante – por um preço fixo (5 euros), sendo depois encaminhados para a sala onde uma carta curta mas correta – é preferível pouco pratos mas bem confecionados – nos dá a conhecer o bacalhau em diversas formas, das línguas à clássica posta de bacalhau, sem esquecer um prato tão clássico dos restaurante portugueses como o polvo à lagareiro.

 

Ao almoço, apresenta propostas diferentes, com regularidade semanal. Sugerimos o cozido, na época dele, às terças e o galo caseiro, às quartas!

 

Comida de conforto com apresentação muito cuidada, o Toca do Bacalhau situa-se na Rua Conselheiro Luís Magalhães N.46 A, em Aveiro, e está aberto de terça a sábado ao almoço e jantar e ao domingo, somente ao almoço. Informações e reservas através do telefone 234069845.

 

 

 

 

 

João Manuel Oliveira/Magnum Wine Club

Partilhar

Post a Comment