
“Castro”, do Teatro Nacional de São João, estreia já esta quinta-feira
A tragédia renascentista portuguesa, que relata o drama histórico do amor de Pedro e Inês, “Castro” (1598), do poeta António Ferreira, recebe agora uma nova roupagem. O espetáculo produzido pelo Teatro Nacional São João (TNSJ) tem estreia marcada para Aveiro, esta quinta-feira, dia 5 de março, assinalando o aniversário do Teatro Aveirense e também o arranque da programação do centenário do TNSJ.
A peça que expõe questões como o desejo e o poder, vício e caos, ou a impunidade e prepotência, também subirá ao palco do Teatro Aveirense na noite de sexta-feira (21h30) e na tarde de sábado (16h00).
O espetáculo que representa uma maquete gigante dos espaços da ação, coloca-nos face à intimidade concreta de personagens que se revelam cativas de si próprias e da sua irredutibilidade.
Esta segunda-feira à tarde, houve ensaio aberto à imprensa (ver fotos), com a presença do encenador e diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso. Depois da estreia em Aveiro, “Castro” vai passar pelo Teatro Municipal de Bragança (11 de março), pelo Teatro Municipal de Vila Real (14 de março), e pelo Theatro Circo, em Braga, no dia 20 do mesmo mês. Depois, será apresentado no próprio TNSJ, de 27 de março a 19 de abril.
* Crédito das fotos: Joana Magalhães