AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Pedro Abrunhosa, Carolina Deslandes e Toy confirmados nas festas de São Gonçalinho

Sociedade

Cartaz foi apresentado este domingo e contempla mais um dia de programa

Mais um dia de festa, de uma festa que pretende, sobretudo, valorizar as tradições e as “gentes” da Beira Mar, de todas as idades. Este é, ainda sem os “nomes” que valorizam o cartaz das festas de São Gonçalinho, o grande objetivo da Mordomia de São Gonçalinho, que este domingo, no Centro Comercial Glicínias Plaza, apresentou o programa do “Santo” para 2024.

O primeiro dia é quarta-feira, dia 10 de janeiro. Uma “abertura” não habitual, como explicou João Quintaneiro, que assumiu esta medida como uma forma de “imprimir um cunho diferente” à festa. Nessa noite atua Carolina Deslandes, num concerto oferecido pela autarquia no âmbito da Aveiro Capital da Cultura.

Também no primeiro dia lançam-se as primeiras cavacas, com “nassas” incluídas. Nuno Portela, da organização, explica quais são as medidas adotadas para resolver os protestos: “As nassas fazem parte da tradição. É um elemento que faz parte, relacionado com as redes. Queremos tê-las presentes, mas vamos delimitar os espaços. Mais do que os adultos, o que nos preocupa são as crianças. Normalmente tem sido associado o lado esquerdo – quem está de frente para a capela – e será assim feito de novo.

O dia 11 é a noite que se pretende “académica” e feita da “prata da casa”, com a presença da Tuna Universitária de Aveiro e da Tuna Feminina da AAUAv, que abrilhantam a noite e abrem o apetite para o DJ Martinez. A 12 serão os também aveirenses Moonshiners os “cabeças de cartaz”, antecedidos de Freddy Strings e os GrooveFellas. A noite termina com os Remikç Brothers.

O dia 13, sábado, tem o regresso de Pedro Abrunhosa e os Comité Caviar a Aveiro, numa noite que, como deve ser hábito, será bastante longa, e que termina com uma festa dos anos 1980 como os Djs Gabriel e André Neto. O domingo de manhã, como é habitual, trará a vertente mais “religiosa”, com a procissão e eucaristia. Da parte da tarde, a roda de Samba de Nuno Bastos e Samba dos Amigos, e à noite a banda Kind of Magic o seu tributo aos eternos Queen.

No dia 15, a melhor maneira de acabar o evento é “chamar o António”, com o Toy a ser o porta-voz da habitual “rapioquice” do Santo. A festa termina com o espetáculo “piromusical” que segundo João Quintaneiro “vai mesmo valer a pena”. Uma última nota para duas iniciativas. A tarde do dia 12, destinada à população sénior, num espetáculo promovido e preparado para o propósito, por Pedro Russo, e no dia 15, a habitual animação infantil direcionada às escolas básicas de Aveiro. “Uma festa pensada em todas as idades”.

 

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.