Ativados grupos e linhas de apoio à Covid19 na região de Aveiro

 

 

Além do grupo do Facebook  “Vizinhos de Aveiro – grupo cívico de apoio #covid19” , que é aberto a todos os aveirenses e pretende alertar para possíveis problemas ou ameaças e, se necessário, ajudar a gerar respostas públicas ou cívicas (de natureza logística, de saúde pública ou de apoio à comunidade)”, têm vindo a surgir outras respostas dirigidas à população da região.

 

O município de Oliveira do Bairro já criou um programa de apoio social excecional e temporário para grupos de risco. Este apoio da autarquia é dirigido a pessoas com mais de 65 anos ou deficiência, doentes crónicos, famílias monoparentais ou que se encontrem em situação de isolamento e sem suporte familiar e social. Será prestado apoio psicológico, apoio jurídico e apoio na recolha e entrega de compras e bens essenciais no supermercado, medicamentos e outros produtos de primeira necessidade. Os serviços podem ser solicitados através de telefone (234 732 131) ou e-mail (programaapoio.covid-19@cm-olb.pt).

 

O município de Albergaria-a-Velha tem disponível uma linha de apoio psicossocial para atender munícipes em situação de isolamento social que careçam de ajuda para lidar com a evolução da pandemia do Covid-19. O número do contacto é 963181358.

 

O GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro está a dinamizar a campanha “Porta a Porta”, disponibilizando-se para fazer compras a quem não puder sair de casa por motivos de quarentena e/ou risco. Os pedidos de apoio podem ser feitos através do formulário: bit.ly/gretua-porta. Também está disponível uma linha de apoio para quem não conseguir utilizar as plataformas digitais (936313945).

 

A câmara municipal de Ílhavo também ativou uma linha telefónica de apoio e aconselhamento psicológico, face ao impacto que a situação de pandemia da COVID-19 tem na vida familiar. A linha “Estamos Aqui” está disponível entre as 9h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h00, e é assegurada por Psicólogos, Gerontólogos e Assistentes Sociais. Contacto: 234329649.

 

O município de Estarreja criou uma rede de apoio a pessoas idosas e grupos de risco para assegurar o fornecimento de serviços básicos, durante o período de vigência das medidas de contenção da pandemia da COVID-19. Chama-se SOS Viver+ e destina-se a idosos com mais 65 anos, residentes no concelho; doentes crónicos (sem limite de idade); e pessoas sob quarentena obrigatória ou profilática. Os pedidos de apoio do SOS VIVER + devem ser feitos através de: telemóvel (910433416) e mail (sosvivermais@cm-estarreja.pt)

 

Por Anadia, também foi criada, pela câmara municipal, uma Linha de Apoio Social – 231510486 -, por tempo indeterminado, para ajudar as pessoas isoladas ou dependentes sem qualquer suporte familiar para apoio ao nível de bens alimentares, produtos de primeira necessidade, medicação ou outras situações sociais urgentes

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Notificações
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x