AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Farinha, ovos, açúcar e pouco mais. Folares de Vale de Ílhavo mantêm a tradição

Gastronomia

Desde que se recorda, Maria Alcina, nascida em Vale de Ílhavo há 76 anos, nunca deixou de ter as mãos na massa, produzindo padas e folares. Nasceu no seio de uma família de padeiras, herdando o saber fazer e o negócio fundado pela bisavó, Filomena Caneira, e que a sua mãe, Maria Celeste Sacramento, se encarregou de liderar durante muitos anos.

Depois do falecimento da mãe, Maria Alcina fez questão de honrar a tradição da família. Já reformada, e depois de ter estado 40 anos nos Estados Unidos da América, decidiu dar continuidade à confecção do tradicional pão de Vale de Ílhavo, seguindo sempre os passos que a falecida mãe lhe ensinou.

‘’Eu estava reformada e gosto de conviver. Assim, estou entretida ao sábado. É a casa da minha mãe, nasci aqui, sempre me deu gosto e custou-me ter a porta fechada’’, conta. “A minha mãe era uma das padeiras mais antigas, está registada na Câmara de Ílhavo desde 1950,’’ acrescenta.

Atualmente, é Maria Alcina quem está à frente deste comércio, continuando esta tradição de família, com o apoio de mais dois funcionários. Produzem apenas ao sábado, focados em dar resposta aos costumes da região: padas, folares, pães de cornos e bolos doces.

A partir das instalações situadas na Rua Nossa Sra. do Alívio, esta equipa continua a vender as suas iguarias no espaço, dão resposta a encomendas e efetuam vendas no Mercado Municipal de Ílhavo. “Vendemos cerca de 200 a 300 por dia, depende das encomendas que tenha.’’

Selecionam farinha de qualidade para o fabrico dos alimentos, optando por um fornecedor da região que faz a moagem. Maria Alcina assegura que não existe nenhum ingrediente secreto. Fermento, farinha, ovos, açúcar, sal, água, canela, manteiga são os únicos ingredientes que utilizam, optando pelo uso do forno a lenha para a cozedura dos pães e bolos.

Na altura da Páscoa, produzem em grandes quantidades, pois são muitas as pessoas que recorrem a este espaço para a recolha dos famosos folares nesta época festiva, nomeadamente os padrinhos e os afilhados.

‘’Na Páscoa é uma loucura, é noite e dia, três e quatro dias para prepararmos os pedidos das pessoas,’’ confirma Maria Alcina. Afirmam-se como um comércio local antigo, repleto de história e paixão no que é produzido.

*Texto editado por Maria José Santana

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.