AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Jovens adultos com necessidades especiais criam a sua “cidade verde”

Sociedade

Albergaria + Inclusiva é o mais recente projeto coordenado pela Associação BioLiving e cujo principal objetivo é a sensibilização ambiental de jovens adultos com necessidades educativas especiais de Albergaria-a-Velha, usando blocos LEGO®. Terminado o projeto, foi possível alcançar mais de 300 pessoas.

Ao longo de cinco meses, a Associação BioLiving trabalhou em parceria com a Associação Humanitária Mão Amiga, a Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, a APPACDM Albergaria-a-Velha e a ASSOL, para dinamizar atividades junto de jovens adultos com necessidades educativas especiais do concelho de Albergaria-a-Velha, no sentido de os desafiar a construir a sua cidade sustentável ideal.

Para isso, foram utilizados blocos LEGO® como ferramenta para refletir sobre os problemas ambientais, como a poluição, a desflorestação e as alterações climáticas, assim como soluções para estas problemáticas, de forma criativa, dinâmica e divertida.

Desta forma, foram realizadas, em cada instituição, três atividades distintas. Na primeira atividade - “As cidades do progresso” - os jovens usaram os LEGO® para criar a sua visão do que é uma cidade, servindo de ponto de partida para o debate ambiental. À medida que abordamos as várias problemáticas ambientais relacionadas com as cidades, os jovens foram substituindo peças estruturais na cidade que tinham construído para a tornar cada vez mais sustentável. Na segunda atividade - “Cuidar da água” - o foco esteve no uso e na poluição da água. Os jovens adicionaram à sua cidade estruturas que permitissem minimizar o seu consumo e prevenir a poluição da água. Na terceira atividade - “A minha ecocidade” - os jovens construíram a sua visão para uma cidade sustentável para ser apresentada publicamente, junto das conclusões retiradas deste trabalho contínuo.

Algumas das atividades realizadas decorreram ao ar livre, em formato de ação de rua, de forma a sensibilizar também o público em geral e as comunidades das instituições parceiras para a causa ambiental.

No total, foram realizadas 12 atividades, junto de beneficiários de quatro instituições locais, tendo envolvido cerca de 250 pessoas, de forma direta ou indireta.

Para dar a conhecer a grande cidade ecológica construída pelos participantes do projeto, foi promovida a exposição “A minha ecocidade”, durante os dias 26, 27 e 28 de julho, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

Durante três dias, a exposição recebeu 96 visitantes, interessados no tema e no método educativo utilizado no projeto, bem como nos resultados alcançados. O grupo de visitantes incluiu habitantes locais, turistas oriundos do Canadá e da Venezuela, jovens das Jornadas Mundiais da Juventude e elementos da comunicação social, como o Jornal de Albergaria.

Esta exposição encerrou o projeto Albergaria + Inclusiva, e teve como objetivo expor os resultados obtidos a toda a comunidade local em prol da sua sensibilização ambiental, fomentando comportamentos pró-ambientais e mostrando que, agindo todos em conjunto, podemos fazer a diferença.

Para além das mais de 300 pessoas envolvidas no projeto, direta ou indiretamente, foi possível alcançar mais de 15.000 pessoas através dos meios de comunicação, como os websites e redes sociais da entidade organizadora e dos parceiros, bem como jornais locais.

Terminado o projeto, a Associação BioLiving espera ter incentivado e sensibilizado para a construção de soluções criativas e ativas para a proteção dos recursos naturais e da biodiversidade, combatendo em paralelo o isolamento e exclusão social que, muitas vezes, atinge as pessoas com deficiência. A intenção é continuar com o projeto e alargar o público-alvo para juntar jovens adultos com e sem necessidades educativas especiais, promovendo o trabalho em equipa, de forma colaborativa e inclusiva.

O Albergaria + Inclusiva contou com o apoio do Município de Albergaria-a-Velha, da LEGO® e do projeto People & Planet - A Common Destiny, que é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P. O consórcio internacional que implementa o People & Planet inclui o Instituto Marquês de Valle Flôr.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.