Câmara de Ílhavo encerra passadiços nas praias da Barra e Costa Nova

 

 

 

A câmara municipal de Ílhavo decidiu, a partir de amanhã (quinta-feira), dia 26 de março, fechar ao público os acessos aos passadiços das Praias da Barra e da Costa Nova, complementando a restrição de acesso aos paredões das praias.

 

No âmbito da ação concertada, após os contactos da autarquia junto da Administração do Porto de Aveiro, esta medida surge depois do registo, no passado fim de semana, da concentração de pessoas no paredão da Barra, apesar dos vários apelos do Ministério da Saúde e da Direção-Geral, de várias entidades e do próprio presidente da câmara municipal no sentido de solicitar às pessoas que permaneçam nas suas habitações.

 

Deste modo, a Câmara Municipal restringe o acesso a espaços que, pela sua dimensão e características, não permitem o cumprimento da regra de segurança estabelecida para o distanciamento social (cerca de 2 metros) como é o caso dos passadiços do cordão dunar, mantendo-se abertos os acessos às praias.

 

Apesar do artigo 5.º do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, prever algumas exceções ao dever geral de recolhimento domiciliário, a autarquia entende que o confinamento e o isolamento social são uma das melhores formas de mitigar a propagação do COVID-19, já que os contactos entre pessoas constituem forte veículo de contágio e de propagação do vírus, devendo, por isso, manter-se ao nível mínimo indispensável.

 

O presidente da câmara, Fernando Caçoilo, reitera o apelo público já divulgado: “a restrição de determinados direitos, como a livre circulação, é um mal menor para salvar um bem maior que é a saúde pública e a vida de todos nós. É importante não sair de casa”.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de