
Sugestão culinária: Asinhas de couve-flôr agri-doce
A pensar em todos aqueles que estão a aproveitar estes tempos de isolamento para se aventurarem na cozinha, aqui fica mais uma sugestão. Desta vez, está a cargo das chefes da Healthy Snacks Co., empresa liderada por duas jovens aveirenses e que se dedica à confecção de marmitas, snacks e bolos saudáveis.
Diana Branco e Bárbara Pereira aceitaram o desafio da Aveiro Mag, partilhando a receita das Asinhas de couve-flôr agri-doce.
Para 5 a 6 pessoas
Ingredientes:
1 Couve-flôr (800 gr)
1/2 chávena farinha de arroz
1/2 chávena farinha de milho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de alho em pó
½ colher de chá de pimentão doce
1 colher de chá de levedura nutricional (ou levedura de cerveja)
1/2 colher de chá cominhos ou mistura tandori masala
1 colher de chá de cebolinho
½ colher de chá de açafrão-das-índias
3/4 chávena de leite vegetal + água (para ajustar a consistência)
Molho AgriDoce:
1/2 chávena de geleia de arroz
1/2 chávena vinagre (pode ser metade vinagre de arroz ou vinagre de cidra e metade vinagre ume xu ou vinagre de ameixa)
1 colher de chá de farinha de araruta ou amido de milho ou polvilho (em 1 pouco de água fria)
3 colheres de chá pasta de pimentão
1 colher de chá pimentão doce fumado
pimenta cayanne qb ou piripiri para os corajosos
ervas secas a gosto: oreçãos, tomilho, alecrim, etc
Receita
Cortar a couve-flor já limpinha em pedaços médios/pequenos (quanto mais pequeno menos tempo demora a assar no forno). Fazer uma polme para “panar” a couve-flor misturando primeiro as farinhas de arroz e milho, o sal e os restantes condimentos/especiarias, e só depois o leite vegetal. Usar uma vareta de arames para misturar tudo é boa ideia!
Adicionar colheres de água até obter a consistência correcta (teste: mergulhar um pedaço de couve, sacudir na tigela e se escorrer mas ficar parte agarrada à couve: já está!). Envolver todos os pedaços de couve-flor na polme e distribuir num tabuleiro com uma folha de papel vegetal pincelada com azeite
Levar ao forno pré-aquecido nos 220ºC durante 15 minutos e virar os floretos para tostar mais 10 a 15 minutos do outro lado.
Entretanto preparar o molho agri-doce, misturando bem todos os ingredientes num tacho pequeno. Só depois devemos ligar em lume médio até ferver e engrossar ligeiramente (verificar os temperos).
Para finalizar e servir há duas hipóteses: uma mais simples requer apenas regar as asinhas assadas, após saírem do forno e já no prato, com o molho agri-doce. A mais demorada requer regar todas as asinhas já assadas mas ainda no tabuleiro com o molho e voltar a levar ao forno e ligar o grill a 220ºC durante o tempo suficiente para dourar todas as asinhas.
* Pode acompanhar com puré de feijão branco e alho-francês e cenoura estufada