Sugestão culinária: Naco de bacalhau confitado, por Luís Lavrador

 

 

 

Nestes dias em que a ordem passa por ficar em casa, continuamos a apresentar-lhe um conjunto de sugestões culinárias. Propostas apresentadas por reconhecidos chefes da região para que consiga soltar o cozinheiro que há em si neste tempo de isolamento.

 

Desta vez, é a equipa do Restaurante FAMA by Luís Lavrador, mais concretamente Luís Lavrador e Russo Correia, quem nos brinda com uma das suas melhores receitas: Naco de bacalhau confitado em azeite e risoto de línguas. Bom apetite!

 

 

Ingredientes 4 pessoas

 

Bacalhau confitado:

2 lombos de bacalhau de 400g

4 dentes de alho

2 folhas de louro

Pimenta em grão q.b

1 ramo alecrim

1 ramo tomilho

0,5L Azeite

Preparação:

Cortam-se os lombos de bacalhau ao meio, retiram-se as espinhas dos lados (reservam-se) e colocam-se num tabuleiro de forno.

Junta-se o azeite, os alhos esmagados com casca, o louro, os grãos de pimenta, o tomilho e o alecrim.

Leva-se ao forno durante 30 minutos a 70ºC.

 

Risoto de línguas:

50 g manteiga

1dl azeite

2 chalotas ou 1 cebola pequena

1 pimento vermelho

2 dentes de alho

400 g de línguas de bacalhau demolhadas e cortadas em pedaços pequenos

250 g de risoto

100 ml polpa de tomate

Sal e pimenta q.b.

Coentros

1 dl vinho branco

Queijo parmesão

1 colher sopa de manteiga

 

1.º – Colocar as espinhas do bacalhau a ferver com água, 1 folha de louro, e um pequeno ramo de coentros e deixar ferver 5 minutos.

 

2.º – Num tacho verter o azeite e a manteiga e deixar aquecer. Juntar os alhos e as chalotas ou cebolinhas picadas finamente. Depois de refogado, adicionar o pimento picado e as línguas de bacalhau. Deixar alourar e adicionar o risoto. Mexer muito bem até começar a colar ao fundo e refrescar com o vinho branco.

Quando o vinho branco evaporar, juntar a polpa de tomate adicionando aos poucos o caldo de bacalhau, mexendo sempre com o lume brando. Estando o risoto cozido, retira-se do lume, polvilha-se com os coentros picados e liga-se com a manteiga e o queijo mexendo muito bem e retificam-se os temperos e serve-se de imediato.

 

 

Partilhar

Post a Comment