
Sugestões de leitura: Viagens inesquecíveis
Há três tipos de viajantes. 1) Os que viajam sem grande ideia do que vão encontrar, sem se prepararem em termos de informação sobre os locais que vão percorrer, esperando usar a intuição para descobrir “coisas que não vêm os nos guias”. 2) Os que leem sobre os locais que vão visitar. Quanto mais se informam, mais aproveitam da viagem, menos tempo perdem a encontrar o essencial e – ao contrário do que defendem os primeiros – mais se surpreendem com o imprevisto que qualquer viagem oferece. 3) Os que se informam tanto sobre uma cidade, em geral por meio da leitura, que nem precisam sair do seu quarto.
Os livros que sugerimos hoje são para o terceiro tipo de viajantes. Ou seja, para todos nós em tempos de pandemia. Não pudemos viajar nesta Páscoa, nem nos próximos tempos. Ora, se não o devemos fazer por imposição exterior, experimentemos a viagem pela leitura. Leiamos tanto, que seja como se lá tivéssemos estado. Leiamos ao ponto de dizermos, se viermos a visitar o local, como dizemos de alguns filmes: “Gostei mais do livro”.
Há uns anos, as edições Asa e o Público editaram a coleção “Rotas e percursos”. Os livros falam de cidades como Florença, Nova Iorque, Bruxelas e Praga de forma muito atraente e estimulante. Sem uma única fotografia, mas com desenhos, pinturas, mapas e textos de carácter histórico e cultural que fazem do livro um objeto independente, por assim dizer. Ou seja, viajar é prescindível. Leem-se os livros por si mesmos. Não é preciso ter intenção de viajar.
Dois deles são especialmente curiosos, dentro da excelência da série. Somos guiados por personagens da ficção, mais precisamente da banda desenhada. No livro sobre Roma, os percursos são orientados por Alix, pelo que as ilustrações são dos livros do herói romano criado Jacques Martin ou seguem o seu estilo, quando se trata de representar monumentos s situação que não existiam na Roma Antiga. Em Veneza, o cicerone é Corto Maltese, que, como o próprio nome indica, é maltês, mas anda frequentemente por Veneza, que é a terra onde cresceu Hugo Pratt, o criador da figura do marinheiro Corto.
* Na Ror de Livros, os livros da série “Rotas e percursos”, sobre as cidades de Veneza, Roma, Nova Iorque, Florença, Marraquexe, Praga e Bruxelas, estão disponíveis a 6 euros cada. A livraria de livros usados fica na Rua Senhor dos Aflitos, n.º 9, em Aveiro. Atende pelo facebook.com/rordelivros, por mail (rordelivros@gmail.com) ou pelo telefone 968437237. Durante o estado de emergência, com as devidas regras de segurança, a Ror de Livros está aberta às terças (das 16h00 às 19h00) aos sábados (das 14h às 19h).
Pingback: Exposições e documentários entre as propostas para o fim de semana - AveiroMag