Linha do Vizinho entra esta quinta-feira em funcionamento

 

 

 

Os Vizinhos de Aveiro, coletivo cívico surgido em resposta à COVID-19, lançam esta quinta-feira a Linha do Vizinho (308 811 234). Esta linha telefónica, um serviço prestado por cidadãos, destina-se a prestar informações sobre apoios sociais e serviços ao domicílio aos grupos de risco e com dificuldade de acesso à internet, sobretudo a população mais idosa residente no município de Aveiro, cerca 15.000 pessoas (Diagnóstico Social, 2017).

 

Esta linha surge em resposta à necessidade de oferecer aos cidadãos  informação útil e fidedigna, tendo como base a informação disponibilizada na página web do grupo Vizinhos de Aveiro (https://vizinhos-aveiro.pt/), obtida em articulação com as diferentes instituições locais.

A linha telefónica, com o custo de uma chamada local, tem por base uma solução de voz na “cloud” (com base na plataforma Twilio) e foi desenvolvido por um membro dos VA e docente da Universidade de Aveiro, Diogo Gomes.

 

Esta plataforma permite a receção das chamadas de pessoas que procuram ajuda e o atendimento será feito por um voluntário escolhido com base num algoritmo informático. Este sistema deverá no futuro suportar novos serviços como IVR (Interactive Voice Response) para uma resposta mais rápida às pessoas.

 

A plataforma atual tem custos inerentes de comunicações (recepção e reencaminhamento) assim como custos de serviço (associados à plataforma Twilio utilizada para o desenvolvimento deste serviço). Atualmente, o grupo Vizinhos de Aveiro tem um plafond gentilmente oferecido pela Twilio. No futuro, terão de encontrar financiamento para suportar os custos desta
plataforma.

 

Numa primeira fase, este serviço de apoio telefónico irá funcionar durante os dias da semana das 15h00 às 21h00 e aos sábados das 15h00 às 18h00. A linha tem, neste momento, mais de vinte voluntários.

Partilhar

Post a Comment