Violetista de Águeda angaria 600 euros para IPO com projeto solidário

 

 

 

A violetista aguedense Leandra Morais criou e está a promover a iniciativa online solidária “Viola Daily Basics” (ViolaDB). O projeto conta com a participação dos conceituados violetistas portugueses José Valente e Sofia Silva Sousa. A ação decorre durante o período de isolamento físico, devido à propagação da doença Covid-19, e os fundos angariados revertem para diferentes causas sociais. Durante o primeiro módulo, a iniciativa angariou 600 euros, que reverteram integralmente para o Instituto Português de Oncologia.

 

O ViolaDB é um conjunto de sessões virtuais especialmente dedicadas à viola d’arco, aplicando-se também ao violino. O primeiro módulo foi ministrado pelo violetista da Orquestra Filarmonia das Beiras, João Tiago Dinis, e contou com a participação de meia centena de estudantes, professores e profissionais da área musical. Apesar de as doações poderem ser feitas pela comunidade em geral, estes primeiros participantes foram fundamentais para angariar mais de meio milhar de euros.

 

Segundo a fundadora do projeto solidário, Leandra Morais, o projeto surge numa fase em que várias instituições necessitam de ser apoiadas, “sendo um pretexto para apelar à solidariedade geral”. Além disso, é “a oportunidade de reunir virtualmente uma comunidade dispersa geograficamente, com a possibilidade de aprender e partilhar experiências com vários violetistas de referência”.

 

O primeiro módulo terminou no passado dia 11 de abril, depois de cinco sessões que iniciaram a 28 de março.

 

CASA será a próxima instituição

 

O segundo módulo inicia a 18 de abril e será orientado pela violetista bracarense Sofia Silva Sousa, a mais recente vencedora do Prémio Jovens Músicos – Viola nível superior, sendo assim considerada e premiada com o Prémio Jovem Músico do Ano, em 2018.

 

Atualmente, prossegue formação com Nathan Braude no Royal College of Music e com Miguel da Silva na Chapelle Musicale Reine Elizabeth. É bolseira da Chapelle e os seus estudos em Londres são generosamente apoiados por Frederick Johnston Scholarship. Além disso, foi recentemente contratada pela Orquestra Sinfónica de Londres, como viola tutti.

 

O terceiro e último módulo da primeira temporada do ViolaDB tem início agendado para 26 de abril e será ministrado pelo premiado compositor e violetista José Valente. Depois de se formar em jazz na New School for Jazz and Contemporary Music em Nova Iorque, onde pisou palcos como o Carnegie Hall, José Valente prossegue carreira em Portugal, tendo já vários álbuns editados. Tem vindo a explorar os limites da viola d’arco através da simbiose de diversos estilos musicais, raramente associáveis ao repertório tradicional.. Nas sessões do módulo 3, abordará composição em tempo real (improvisação), criatividade e criação de vocabulário musical.

 

Os contributos conseguidos durante os módulos 2 e 3 serão integralmente doados à associação CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, numa altura em que enfrentam especial dificuldade a nível de angariação de bens alimentares. Informação relativamente à inscrição e donativos podem ser solicitados através do e-mail leandracjmorais@gmail.com e os contributos podem ser feitos por qualquer pessoa, até ao dia 3 de maio.

 

Partilhar

Post a Comment