Quinta da Murtosa proposta para Monumento de Interesse Público

 

 

A notícia chegou a tempo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que assinalou este sábado. A Direcção-Geral de Cultura propôs a classificação da Quinta da Murtosa, na União de Freguesias de São Miguel de Souto e Mosteiró, em Santa Maria da Feira,  como Monumento de Interesse Público.

 

Construída em 1780, a Quinta da Murtosa é retratada numa das obras literárias de Eça de Queiroz – mais concretamente em “A Ilustre Casa de Ramirez”. Terá sido visitada pelo que é considerado um dos mais importantes escritores portugueses da história, Eça de Queiroz, em 1900.

 

Com um significativo conjunto de árvores e arbustos notáveis, por detrás dos seus altos muros de pedra, a Quinta da Murtosa integrou também a “Rota das Árvores Senhoriais de Santa Maria da Feira”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, no âmbito do FUTURO – Projeto das 100 000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

 

Plátanos, árvores-do-incenso, carvalhos, tuias, ulmeiros e eucaliptos de grande porte embelezam os caminhos que, desde o portão de entrada, conduzem à casa senhorial. É na envolvente à casa senhorial que se encontram monumentais sequoias, magnólias-de-flores grandes, murtas e um singular tulipeiro-da-Virgínia classificado e, possivelmente, com mais de 150 anos de idade.

Partilhar

Post a Comment