Sugestão culinária: Folhado de Bacalhau com Espinafres

 

 

 

Enquanto prepara a sua reabertura ao público, o Restaurante Origem, através do chef Tony Martins, voltou a responder de forma positiva ao desafio da Aveiro Mag, partilhando a receita de um dos seus principais pratos: Folhado de Bacalhau com Espinafres. Fica a sugestão para estes dias de confinamento. Basta conferir a lista de ingredientes e seguir os passos da receita.

 

Para 2/3 pessoas

 

500 g Lombos de bacalhau

3 cl Azeite virgem

40 g Alho seco

2 uni Folhas de louro

200 g Cebolas

300 g Batata agria

10 cl Natas

30 g Manteiga sem sal

40 g Salsa

20 g Coentros

200 g Espinafres

200 g Queijo flamengo

2 cl Vinho branco

20 g Farinha trigo

Qb Sal marinho

Qb Pimenta preta

Qq Noz moscada

200 g Massa folhada

 

 

1. Levar uma panela com água, um fio de azeite, louro e coentros ao lume. Quando estiver a ferver, junte os lombos. Ao fim de 3 ou 4 minutos, retire os lombos, lasque-os e reserve. Reserve também o caldo.

 

2. Junte um pouco do caldo à farinha e dissolver. De seguida, leve a ferver para engrossar.

 

3. Descasque as batatas, corte em cubos, deixe a repousar em água no frio. Frite, depois, as batatas e reserve.

 

4. Fazer um refogado com a cebola picada, alho picado e o louro. Até a cebola ficar translúcida. Juntar um terço do bacalhau lascado e refrescar com vinho branco. Acrescentar um pouco do caldo, a manteiga e os espinafres.  Quando os espinafres estiverem quase cozinhados, juntar a batata, as natas, o resto do bacalhau e o caldo com a farinha.

 

5. Temperar com um pouco de pimenta preta, noz moscada e um pouco das ervas aromáticas picadas. A textura deve ficar cremosa, com consistência. Se necessário juntar mais caldo. Deixar arrefecer.

 

 

Montagem:

 

Deve estender a massa folhada e esticar ligeiramente com a ajuda de um rolo (basta esticar um pouco visto que a massa não pode ficar muito fina porque tem que aguentar a humidade do preparado).

Dispor ao centro sobre a massa, metade do queijo e sobre ele o preparado de bacalhau. Colocar o resto do queijo em cima e fechar a massa para o centro. Virar ao contrário e colocar num tabuleiro com papel vegetal.

 

Finalização:

 

Leve ao forno, pré aquecido a 200º, durante cerca de 15/20 min ou até a massa estiver praticamente cozinhada. Ou pelo menos crocante no exterior.

Sirva com uma salada simples de rúcula e tomate cereja.

 

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Notificações
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x