
AFA dá a conhecer plano de restruturação dos campeonatos seniores
A Associação de Futebol de Aveiro viu-se obrigada a proceder à reestruturação dos quadros competitivos das suas competições seniores, para permitir a subida aos clubes que à data da suspensão da época 2019/2020 se encontravam em lugar de subida. Arménio Pinho, presidente da direção da AFA, considera que esta decisão, já comunicada aos clubes filiados, “traz menores impactos financeiros e maior objetividade nas decisões, para além de um mínimo de justiça desportiva possível”. Com este plano, a Associação de Futebol de Aveiro espera aumentar a competitividade dos campeonatos, otimizar as receitas e dotar os clubes de capacidade de resposta para níveis competitivos mais exigentes, num quadro económico que se prevê desfavorável.
Fermentelos, Vista Alegre, Alvarenga SAD e LAAC sobem
O plano desenhado para o futebol sénior do distrito de Aveiro só estará concluído dentro de três anos. Na próxima época, uma vez que a AFA optou por não decretar despromoções, o Campeonato SABSEG será alargado a 22 equipas. Às 18 que participaram na última edição juntam-se Fermentelos, Vista Alegre, Alvarenga SAD e LAAC que estavam em zona de promoção na 23ª das 34 jornadas previstas do Campeonato Distrital da 1ª Divisão, quando a prova foi suspensa. Caso o primeiro classificado do Campeonato SABSEG, o São João de Ver seja promovido ao Campeonato de Portugal, decisão que está nas mãos da Federação Portuguesa de Futebol, a vaga será ocupada pelo Paços de Brandão, 5º classificado da edição 2019/2020 do Campeonato Distrital da 1ª Divisão.
Campeonato SABSEG com 2 Séries na próxima época
Os clubes inscritos no Campeonato SABSEG da época 2020/2021 serão divididos em duas Séries (Norte e Sul), com 11 equipas cada. Os quatro primeiros classificados de cada Série serão apurados em conjunto, e com metade dos pontos, para a fase de apuramento de campeão. Os restantes vão disputar a fase de manutenção, para a qual seguem com os pontos somados na primeira fase. Na luta pela manutenção serão mantidas as duas Séries. Os três últimos classificados de cada Série e o pior 4.º classificado das duas Séries descem de divisão.
Campeonato SABSEG terá 16 equipas na época 2022/2023
Na época 2021/2022, o Campeonato SABSEG regressará ao formato adotado na época, entretanto, cancelada. Terá uma única série disputada por 18 clubes. Serão relegados para a 1.ª Divisão Distrital os últimos cinco classificados. A reestruturação competitiva do futebol sénior da Associação de Futebol de Aveiro estará concluída na época 2022/2023. O Campeonato SABSEG continuará a ter uma única Série, mas com 16 equipas. Número que a AFA considera adequado para a prova de Elite do futebol sénior do distrito de Aveiro.
Primeira Divisão Distrital também terá 2 Séries
A 1.ª Divisão Distrital também será disputada por 22 equipas, divididas da mesma forma: Duas Séries, Norte e Sul, com 11 equipas cada. Aos 14 clubes que transitam desta época juntam-se os quatro primeiros classificados de cada Série da 2.ª Divisão Distrital aquando do suspensão da época 2019/2020. Se o 5.º colocado da 1.ª Divisão Distrital da última época for promovido ao SABSEG, a vaga será preenchida pelo melhor 5.º classificado da edição concluída em Março.
Em 2020/2021 serão promovidos os dois primeiros classificados de cada Série ao SABSEG, enquanto os dois últimos de cada Série descerão à 2.ª Divisão Distrital. Este último escalão da Associação de Futebol de Aveiro será disputado por 28 clubes, divididos por duas Séries(Norte e Sul). Sobem à 1.ª Divisão Distrital os dois primeiros classificados de cada Série e o vencedor do jogo que oporá os terceiros classificados, a realizar em campo neutro.