AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Comunidade ilhavense chamada a criar uma máquina que força o ódio a render-se

Artes

Durante o mês de abril, a ondamarela vai trabalhar com a comunidade sobre temas como ódio, preconceito, diferença, empatia, amor e liberdade

 

 

“Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é o nome de um projeto da ondamarela que, durante o mês de abril, na Gafanha da Nazaré, vai trabalhar com a comunidade sobre temas como ódio, preconceito, diferença, empatia, amor e liberdade através da proposta de novas criações artísticas, de que se destaca um espetáculo final, de música, palavra e performance, em que participam dezenas de pessoas do território ilhavense.

A inspiração para este projeto é o cantor e ativista norte americano Pete Seeger que, em 1969, inscreveu no seu banjo o lema que, traduzido, dá nome a esta máquina. Entre os dias 26 e 28 de abril, a ondamarela promove duas oficinas, uma para as escolas e outra para as famílias, uma residência artística de criação, um espetáculo e um debate.

O trabalho com a comunidade, que se destina a pessoas de todas as idades e experiências, e faz uma chamada especial às comunidades imigrantes a residir no Município ou a pessoas em situação de exclusão ou desigualdade, arrancou no dia 3 de abril, numa sessão que juntou mais de 40 pessoas. A segunda sessão acontece este sábado, 13 de abril, e é aberta a todos os que ainda queiram participar no espetáculo final. Nos dias 16 e 17 de abril acontecem mais duas sessões exploratórias e, entre os dias 19 e 26 de abril decorrem os ensaios para a performance, que acontece no dia 28 de abril, às 17h00.

Durante as sessões, além da componente musical, exploram-se ideias que possam desconstruir sistemas, ideias e preconceitos e colocar em debate a função cívica do coletivo, mas também de cada pessoa na sua ação individual. Nestas sessões, orientadas por Ricardo Baptista, Ana Bragança e Sara Fernandes, da ondamarela, junta-se ainda o músico Samuel Martins Coelho.

Campus Jazz Publicidade

 

Paralelamente, a estrutura desafiou um par a cercar o ódio através do trabalho nas respetivas áreas, tendo juntado Ana Markl (radialista, escritora) e Alexandra Saldanha (Unsafe Space Garden, Santa Lúcida) que, a partir do que as une, e do que separa a humanidade, decidiram construir um livro ilustrado, “Para que serve esta mánica?”, que terá como resultado complementar uma exposição colaborativa com elementos da comunidade que queiram participar. O momento da inauguração da exposição, bem como da apresentação do livro criado pelas autoras, será no dia 27 de abril, às 21h30.

No último dia, 28 de abril, a partir das 18h00, Maria Vlachou, da Acesso Cultura, modera uma conversa com os participantes sobre os temas abordados durante as ações, histórias, processos de trabalho e princípios que orientaram o projeto.

Todas as atividades acontecem na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. O espetáculo final custa 4 euros, mas as restantes atividades têm acesso gratuito.

A ondamarela é uma estrutura de desenvolvimento de projetos artísticos, sociais e educativos que desenvolveu, durante oito anos, a Orquestra da Bida Airada, no contexto do Festival Rádio Faneca, em Ílhavo.

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.