Centro de Ílhavo já está em obras. Empreitada irá estender-se por um ano

 

 

 

Começaram esta segunda-feira os trabalhos da requalificação do espaço urbano central de Ílhavo (Jardim Henriqueta Maia). A empreitada tem um prazo de execução de 12 meses e promete mudar a face ao centro da cidade ilhavense.

 

O projeto de reabilitação urbana contempla intervenções que preservam a identidade histórica deste espaço que integra a estátua do Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro, o monumento de homenagem aos mortos da 1.ª Grande Guerra, a Igreja Matriz e o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo; que projetam o uso do espaço público com novas propostas culturais, de lazer e convívio e comerciais; e que reforçam as áreas de lazer, com o parque infantil e renovado mobiliário urbano; e, principalmente, ampliam a mancha verde e o conjunto arbóreo.

 

Além disso, haverá ainda uma regeneração do espaço urbano com o objetivo de promover uma melhor mobilidade, reduzindo a área de circulação automóvel, concebendo corredores cicláveis e alargando as áreas pedonais, com ligação preferencial à Malhada, garante a autarquia.

 

A implementação de uma rotunda, em substituição do atual cruzamento semaforizado da Av. 25 de Abril, permitirá, no entender da câmara municipal, uma maior fluidez rodoviária. Esta empreitada prevê igualmente a reformulação das redes de águas pluviais e de iluminação pública, recuperando uma zona urbana com infraestruturas envelhecidas.

 

Segundo explicou a edilidade, em comunicado, por se tratar de uma intervenção de grande envergadura, requerendo uma atenção especial ao nível da segurança de pessoas e bens, serão implementados condicionamentos à circulação automóvel na envolvente com a consequente desativação dos semáforos no cruzamento da Av. 25 de Abril com a ex-EN109, bem como a interrupção do trânsito entre a Av. Mário Sacramento e a Av. 25 de Abril.

Partilhar

Post a Comment