Docente da UA eleito para a maior organização de tecnologia alimentar

 

 

 

Jorge Saraiva, professor do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), foi eleito secretário da Divisão de Processamento Não-Térmico (Non-thermal Processing Division, NPD) do Institute of Food Technologists (IFT) dos EUA.

 

O IFT é a maior associação internacional no âmbito da ciência e tecnologia alimentar, tendo um papel preponderante na investigação, ensino e aplicações industriais nesta área.

 

Com 78 anos de história, o IFT tem como objetivo a dinamização e partilha de conhecimento, agregando representantes de mais de 100 países, unidos pelo objetivo comum de contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia alimentar a nível académico e industrial.

 

Desde 1998 no Departamento de Química da UA, Jorge Saraiva começou em 2002 a pesquisar na área da tecnologia de alta-pressão para pasteurização a frio de alimentos, bem como para aplicações de biotecnologia, como o desenvolvimento de novos processos de fermentação de alimentos baseados em pressão isostática.

 

Como resultado da atividade deste investigador, do seu grupo e de uma forte aposta nesta tecnologia, a UA posiciona-se atualmente como uma das instituições mais bem equipadas a nível mundial nesta área, considera Jorge Saraiva, tendo sido já concluídos 15 doutoramentos com trabalhos ligados à tecnologia de alta-pressão.

 

Honrado com a eleição, o académico afirma que esta é um forte sinal de confiança e reconhecimento pelo trabalho que tem desenvolvido na área da alta-pressão, com o seu grupo, em vertentes de investigação fundamental e industrial.

5 1 vote
Article Rating
Partilhar
Notificações
Notificação de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Paula pena beirao (VFN)
Paula pena beirao (VFN)
28 de Maio, 2020 22:38

Parabéns pelo trabalho desenvolvido e sucessos alcançados

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x