
Já começaram os trabalhos de demolição do antigo Mário Duarte
A câmara municipal de Aveiro dá nota que tiveram início, esta semana, os trabalhos de demolição do antigo Estádio Mário Duarte – intervenção que tem um prazo de execução de quatro meses.
Com esta demolição e limpeza do terreno, aquele espaço fica “preparado para o início da obra de ampliação do hospital e para os atos preparatórios que a antecedem, nomeadamente ao nível dos trabalhos de topografia e geotecnia”.
Ainda que tivesse estado prevista para aquela zona uma urbanização, a atual maioria optou por fazer cessar a vigência do Plano de Pormenor daquela área, criadando as condições legais para disponibilizar os terrenos para a ampliação do Hospital de Aveiro. Para isso, teve de recuperar, em 2017, “a propriedade desses terrenos que estavam na posse de um banco desde 28 de agosto de 2003, pagando o valor ainda em dívida numa operação de leaseback”, recorda o gabinete da presidência, em comunicado.
A ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro é tida como “a principal das prioridades de investimento público do município e da região de Aveiro”, com uma estimativa base de 120 milhões de euros, perspetivando-se o arranque da execução do projeto neste ano de 2020.
* Foto de João Quintaneiro