Biblioteca Manuel Alegre propõe atividades para todas as idades

 

 

São várias as propostas que a Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA) tem preparadas para abrir as portas à comunidade, de uma forma gradual e em segurança, com os devidos pressupostos de saúde pública assegurados.

 

Este trimestre, com uma regularidade quinzenal, a câmara de Águeda, através do Serviço Educativo da BMMA, apresenta um novo formato da atividade “No Pátio com…”, convidando as famílias a comparecer, no pátio exterior da BMMA, às quartas-feiras, das 17h30 às 18h15, para escutar uma sessão de contos ou para realizar uma oficina. Serão, segundo a vereadora Elsa Corga, “momentos especiais à volta do livro e da leitura, onde a imaginação e a criatividade também estarão fortemente presentes”.

 

O Serviço Educativo da BMMA, em colaboração com o Centro de Artes, propõe ainda um Ciclo de Conversas sobre a cultura do concelho, sendo que última conversa deste primeiro ciclo terá lugar amanhã, quinta-feira, das 18 às 20 horas, no pátio da Biblioteca, com a temática “Espaços da Cultura, Cultura dos Espaços”.

 

Este mês, o destaque recai sobre um convidado muito especial. O contador de histórias Jorge Serafim, com o seu humor característico, que dispensa apresentações, estará na BMMA, na próxima sexta-feira, às 21h30, para conduzir uma “Sessão de Contos Tradicionais”. Dirigida ao público em geral, esta será uma noite imperdível.

 

No sábado, às 11h00, no pátio da BMMA, a proposta será outra mão-cheia de histórias para toda a família, acompanhadas por uma dose de boa disposição, no “Porque Hoje é Sábado… histórias infantis com Jorge Serafim”.

 

Ainda no sábado, das 14h30 às 17h30, a BMMA propõe aos encarregados de educação, técnicos de BAD, educadores, professores e técnicos de animação, a oficina de narração oral “Contar e ler para respirar”. Segundo Jorge Serafim, esta oficina fundamenta-se “num pressuposto essencial para a compreensão da natureza humana: contar histórias é um caminho individual onde se cruzam o conto popular, o conto de autor, os livros que nos tocam, as experiências de vida, a palavra plástica, a palavra escrita, a palavra interior”.

 

“Ler, narrar e ouvir, cada vez mais, face ao universo da imagem, é despertar e reconhecer os sentidos e o corpo que temos como habitat da palavra”, disse ainda o contador de histórias, realçando que “ao explorar as nossas possibilidades expressivas, afirmamos o que de mais importante nos caracteriza, a compreensão do outro” e que nessa compreensão atingimos a maturidade.

 

Atividades sujeitas a reserva

 

Refira-se que estas atividades são gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição obrigatória, por terem uma lotação máxima. Reserva de lugar nos eventos do Facebook: www.facebook.com/pg/BibliotecaMunicipalManuelAlegre ou através do e-mail bmma.educativo@cm-agueda.pt.

 

Os serviços da BMMA estão abertos ao público com acesso condicionado, mas a biblioteca mantém o serviço de empréstimo domiciliário para todos os que dele necessitem em serviço take away ou de reserva. Poderá consultar o catálogo em http://aguedagibopac.bibliopolis.info e reservar os títulos para o email biblioteca@cm-agueda.pt ou pelo 234610688.

Partilhar

Post a Comment