Marionetas saem Fora dos Eixos durante o mês de agosto

 

 

Em Santa Maria da Feira, os dias quentes de agosto serão preenchidos com espetáculos de teatro de marionetas numa adaptação do Eixos – Ciclo de Teatro de Marionetas ao atual contexto de pandemia. O festival, que estava originalmente programado para o mês de março, foi repensado e deixa o Cineteatro António Lamoso e o seu habitual percurso pelas escolas do Concelho para transformar os espaços públicos e os museus de Santa Maria da Feira em palcos improvisados com muita animação.

 

O ciclo tem lugar entre 1 e 16 de agosto, incluindo mais dias de programação relativamente às edições anteriores, e abre com a inauguração da exposição “Rui Sousa, 20 anos com as marionetas”, às 17h00, no Museu do Papel Terras de Santa Maria (Paços de Brandão). A exposição mostra um trajeto de 20 anos de pesquisa no mundo das marionetas, elencando a evolução de técnicas e a criação de alternativas nesta variante do teatro.

 

Seguem-se um conjunto de espetáculos da companhia Marionetas Rui Sousa (Santa Maria da Feira) e de companhias como a S.A. Marionetas (Alcobaça), que apresenta “Rosa e os 3 Namorados” e “Inês de Castro”, e a Partículas Elementares (Ovar), com o espetáculo “O Nabo Gigante”.

 

Haverá um workshop de construção de marionetas em papel, no dia 8 de agosto, no Museu de Santa Maria de Lamas, e o ciclo inclui ainda duas companhias internacionais. Titeres Alakran apresenta “Circo Galaico”, no dia 9 de agosto, e Titeres Cachirulo encerra o festival, a 16 de agosto, às 11h00, com “A Barraca Camiño A Compostela (O Teu Xacobeo)”, na margem do Rio Cáster, junto ao Banco do Tempo, em Santa Maria da Feira.

 

Fora dos Eixos é uma aposta do município de Santa Maria da Feira na retoma das atividades culturais programadas que tinham sido suspensas devido à pandemia. O ciclo de marionetas apresenta-se como programação de verão para as famílias, distribuída por seis espaços públicos e equipamentos culturais, como a Praça Gaspar Moreira, a Casa do Moinho, a Quinta do Castelo, o Monte do Viso, o Museu do Papel Terras de Santa Maria e o Museu de Santa Maria de Lamas.

 

Oito dias intensos, de 1 a 16 de agosto, em que cinco companhias, três portuguesas e duas galegas, levarão pelo Concelho um total de 12 espetáculos. Atendendo às recomendações da Direção-geral da Saúde, a participação nos espetáculos exige inscrição prévia, ficando asseguradas questões como a segurança de distanciamento e a higienização dos espaços.

Partilhar

Post a Comment