Novo Centro Interpretativo do Bacalhau tem a marca de Ílhavo

 

 

Esta quarta-feira, Lisboa ganhou um novo atrativo turístico que está intimamente ligado a Ílhavo. O Centro Interpretativo da História do Bacalhau, localizado no torreão nascente do Terreiro do Paço, conta com algum espólio do Museu Marítimo de Ílhavo. Mais: as câmaras municipais de Ílhavo e Aveiro são parceiras do equipamento criado pela Associação Turismo de Lisboa.

 

Esta nova atração da capital pretende retratar “uma das mais épicas histórias de Portugal – a descoberta da Terra Nova e a aventura nos mares gelados pela pesca do bacalhau”, símbolo da gastronomia portuguesa, da cultura popular e da identidade nacional.

 

Importa recordar que Álvaro Garrido, antigo diretor do Museu Marítimo de Ílhavo, é um dos consultores deste novo equipamento (comissariado científico). E os autarcas de Aveiro e Ílhavo, Ribau Esteves e Fernando Caçoilo, marcaram presença na inauguração.

 

O Centro Interpretativo da História do Bacalhau está aberto todos os dias, das 10h00 às 20h00 e integra vários núcleos expositivos. Inclui ainda uma zona de corte e venda de bacalhau, zona de estar com livraria e zona de degustação de petiscos.

 

 

Fernando Caçoilo interveio na sessão de inauguração, assim como Ribau Esteves

Partilhar

1 Comment

  • Avatar
    Carlos
    23 de Julho, 2020

    e teve o apoio da Confraria Gastronómica do Bacalhau na criação do livro de ementas históricas de bacalhau…………………

Post a Comment