
Reciclagem de embalagens dá direito a reembolso na UA
Os alunos e trabalhadores da UA vão poder vir a ser reembolsados por cada garrafa ou lata que devolvam. Este é o princípio base do projeto Reciclagem e Reembolso de Embalagens de alumínio e PET (REAP), apresentado pela Universidade de Aveiro (UA) e um dos oito projetos aprovados para financiamento pelo Programa Ambiente do Mecanismo Financeiro plurianual estabelecido no Acordo do Espaço Económico Europeu. O REAP é um projeto pioneiro a nível nacional.
Tem como princípio base a possibilidade dos alunos e trabalhadores da UA poderem ser reembolsados por cada garrafa ou lata que devolvam. Esta devolução será feita em equipamentos dedicados e adquiridos no âmbito do projeto.
O valor do reembolso deverá ser creditado no Cartão Único da UA, o qual já está associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição. É esperado que, havendo uma separação dedicada, com um menor grau de contaminação, o produto resultante da recolha possua uma qualidade superior e se assista a um aumento da recolha seletiva de PET e alumínio. A avaliação ambiental do projeto piloto será realizada através duma análise de ciclo de vida.
O REAP tem uma forte vocação social, na medida em que se pretende que as contrapartidas financeiras provenientes do encaminhamento do produto recolhido sejam canalizadas para a acão social escolar, traduzindo-se num apoio direto aos alunos carenciados da UA.
Para a implementação deste projeto, orçado em 842.039,10 euros, a UA terá como parceiro a empresa norueguesa Infinitum, com vasta experiência na implementação do sistema de recolha com reembolso na Noruega. Os municípios da área para onde se estende a Universidade de Aveiro são também parceiros.