Crítica gastronómica: Qué Pasa Aveiro?

Comida em pratos limpos

 

 

Tiago Castro

 

 

Abrir um restaurante já é por si só um ato de insanidade. Fazê-lo em plena crise Covid é de quem não tem qualquer noção da realidade.

 

Será mesmo? Não, não é. O Qué Pasa abriu portas há cerca de 15 dias e posso assegurar-vos que vai ser um caso de sucesso na restauração aveirense.

 

Nestas coisas de restaurantes não basta querer, é preciso saber e Gonçalo Abrantes parece saber bem o que faz. Com experiência no setor – devem lembrar-se do Gonçalo na sua passagem pela casa de chá Arte nova – o Qué Pasa foi, segundo o próprio, pensado durante três anos antes de abrir portas.

 

O conceito é bastante inovador para uma cidade tantas vezes conservadora. Um chef brasileiro executa pratos peruanos com um toque de gastronomia portuguesa. Parece confuso? Não é, é simplesmente maravilhoso.

 

Mas antes de nos debruçarmos na comida queria só dizer-vos que o restaurante é um mimo. É daqueles espaços que entramos e ficamos os primeiros 5 minutos a olhar para a decoração e arquitetura. Inteligente, divertido e funcional, tem uma boa energia que nos encanta desde a entrada e que torna difícil não pedir logo um mojito antes de pensar em mais nada.

 

Se apenas isto, e uma boa localização, mantém muitos restaurantes abertos e a faturar bem, esse não é o caso aqui. A comida é extraordinariamente boa. A carta é pequena mas bem pensada. Comecei por pedir um dos três Ceviches da carta, o Ceviche de peixe branco – fresquíssimo e com uma junção de sabores e texturas únicas. De seguida, o cachaço de porco bísaro com favas revelou-se surpreendentemente tenro. Para sobremesa, e para terminar em grande um extraordinário almoço, o “Escândalo de caramelo” com frutos silvestres funcionou na perfeição.

 

A carta de vinhos é curta, demasiado curta na minha opinião, mas com qualidade. Servem vinho a copo. O serviço é descontraído mas atencioso e profissional.

 

 

Nota final

 

Aprovado com distinção. É bom ver gente nova a criar espaços assim em Aveiro, com qualidade, originais e ousados. Espero que consigam manter a qualidade porque, se o fizerem, vejo o Qué Pasa a transformar-se rapidamente numa referência incontornável para os aveirenses e para quem nos visita.

A não Perder: O Ceviche de Peixe Branco.

A melhorar: Adicionar, pelo menos, mais 2 ou 3 referências na carta de vinhos.

Ideal para: Ir com amigos ou em casal.

 

Morada e contactos

Rua Comandante Rocha e Cunha n°3C 3800-140 Aveiro

Telefone: 234424208

Facebook: https://www.facebook.com/quepasaveiro

 

 

Partilhar

Post a Comment