Freguesia de São Salvador recupera festa em honra do seu padroeiro

 

 

A Junta de Freguesia de S. Salvador (JFSS) assinala a festa em honra ao seu padroeiro. As celebrações começam na quinta-feira, dia 6, com a bênção do santo na sede da junta de freguesia e uma missa na Igreja Matriz em memória dos falecidos na comunidade por covid-19, terminando no domingo, dia 9, com uma procissão automóvel e uma missa em honra do Padroeiro.

 

“Esta festa estava a ser planeada com muito carinho e entusiasmo desde o ano passado. A pandemia da covid-19 mudou-nos os planos da celebração, mas não demoveu os nossos objetivos”, afirma João Campolargo, presidente da junta.

 

Para assinalar o relançamento desta festa, desconhecida na história recente, a junta de freguesia encomendou uma réplica em madeira da escultura de São Salvador que ficará na sua sede. Saliente-se que a primitiva escultura de São Salvador, datada do século XVI, encontra-se na Igreja matriz.

 

“Trata-se de uma soberba imagem renascentista em calcário policromado, atribuída à oficina de João de Ruão, provável encomenda de D. Pedro de Castilho, filho do arquiteto Diogo de Castilho, que em 1574 foi prior da Igreja de Ílhavo”, explica Hugo Cálão, mestre em História e Património.

 

Partilhar

Post a Comment